Especialistas esclarecem 7 mitos comuns sobre a saúde – confira

Comente

As pessoas estão sempre querendo saber mais do que os médicos que passaram anos estudando sobre saúde. E por mais que a medicina popular tenha lá seu valor, a verdade é que, quando o assunto é saúde, a crença popular ainda é cercada de crendices que não passam de mitos. A seguir você confere alguns casos comuns que já foram “desvendados” por médicos e profissionais da saúde.

Mitos comuns sobre saúde e a verdade sobre cada um

Bebida gelada pode causa pneumonia ou dor de garganta

É possível que você já tenha ouvido alguém dizer para não tomar algo gelado que você pode ficar com dor de garganta. Mas a verdade é que bebidas geladas ou sorvete não causam dor de garganta, pneumonia ou gripe. Esses problemas são causados por vírus ou bactérias. Vale dizer, porém, que existem pessoas que têm problemas de origem alérgica relacionados ao frio.

Alguns dos quadros clínicos que podem ser desencadeados pelo frio, são: sinusite e asma – ambas  doenças respiratórias. Outra possibilidade é a urticária, por exposição a temperaturas baixas.

Dormir logo após comer causa indigestão

Esse é mais um mito. Quanto menos atividades a pessoa faz após as refeições, mais o corpo consegue realizar uma boa digestão. Então, na verdade a soneca ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Água com açúcar acalma os nervos

A água com açúcar, infelizmente, não é um calmante natural, além de não proporcionar nenhum benefício à saúde. Ao ingerir açúcar ele se transforma em energia para o organismo, ou seja, não possui efeito sedativo. Se a pessoa se sente calma, é possível que sempre recorra aos doces em momentos de ansiedade e nervosismo para se sentir melhor, ou seja, trata-se de um efeito psicológico.

Leia também:

É preciso dormir 8 horas

Esse é outro mito em que as pessoas costumam acreditar, não são todos que precisam dormir oito horas de sono para se sentirem bem. Cada pessoa possui uma quantidade de horas necessária para dormir e reparar o organismo. Existem pessoas que precisam de menos de oito horas, e aquelas que precisam de mais de 8 horas.

Andar descalço causa gripe

O ato de andar descalço não faz com que aumente o risco de ter gripes e muito menos pneumonia. Como dito antes, essas doenças são causadas por vírus e bactérias.

Tomar banho depois de comer faz mal

Tomar banho após se alimentar não faz mal, na verdade o problema está em ir para a sauna depois de comer, pois isto leva a uma vasodilatação, baixando a pressão da pessoa. Os exercícios também não são indicados, pois o corpo precisa focar na digestão.

Tomar ar gelado entorta a boca

Esse é mais um mito popular, não há comprovação de que o choque térmico que pode ocorrer ao sair do banho seja capaz de causar paralisia. Os principais motivos da paralisia facial são: infecção ou inflamação no nervo facial, trauma na cabeça, infarto, problemas de ouvido, hipertensão, diabetes, doença de Lyme, Guillain-Barré e Síndrome de Ramsay-Hunt.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!