Topo

Cuidados de cozinha que são absolutamente indispensáveis no dia a dia

Comente

A cozinha é um mix de prazer e perigo, afinal, é lá que todas as deliciosas refeições do dia são preparadas e também onde é grande o risco de acidentes e contaminações que colocam a saúde em risco. Além disso, a cozinha também oferece outros riscos por conter objetos pontiagudos, elétricos e inflamáveis. Por essa razão, crianças e idosos não podem frequentar essa área livremente sem a supervisão de um responsável. Veja a seguir algumas dicas de como evitar acidentes em sua cozinha e deixar o local mais seguro para você e sua família.

Cuidados importantes para se ter na cozinha

Não é legal ter desperdícios de alimentos em casa, por isso se você possui o hábito de guardar comida que sobrou no almoço ou jantar, saiba que isso deve ser feito de forma adequada. As sobras de alimentos devem ser armazenadas em potes com tampa para consumo em no máximo três dias.

Também fique sempre atenta às características das carnes congeladas. Lembrando que as carnes de boi, porco e aves não podem ser armazenadas por mais de 30 dias. Já no caso de peixes, um tipo de carne que se contamina com maior facilidade, é bom não armazená-la por mais de 15 dias.

E se você possui o hábito de só trocar as esponjas de cozinha quando elas já não estão mais em condições de uso, reveja seus conceitos. Para manter a cozinha limpa e as louças longe de contaminação, o ideal é que  as esponjas sejam trocadas semanalmente.

Outra forma de evitar contaminação é enxaguá-la sempre muito bem após o uso, e mergulhá-la diariamente em água sanitária para desinfetar.

Leia também:

Quando for organizar seus móveis e utensílios, procure ainda deixar o lixeiro longe da pia, dessa forma você evita que ele atraia moscas e baratas. Também é bom optar por modelos com tampa. E lembre-se que mesmo substituindo utensílios de madeiras pelos de plásticos e silicone, é importante prestar atenção na forma como são higienizados.

Outra dica é evitar deixar o interior das panelas ariados como a parte de fora, usando esponjas de aço. Mesmo deixando as panelas lindas, essa atitude faz com que os resíduos de metal que ficam no fundo acabe se misturando com a comida.

Se você é do tipo que costuma usar luvas na hora de cozinhar, não se esqueça que elas não são autolimpantes. Não adianta pegar em tudo com elas e depois, sem higienizá-la, mexer com a comida, pois isso só estará protegendo suas mãos.

Um dos acidentes mais comuns na cozinha é aquele com óleo quente, que acontece por causa da falta de cuidado dos cozinheiros. Então se você esqueceu o óleo aquecendo na panela e ele queimou, e encheu a cozinha de fumaça, o primeiro passo é desligar a chama.

Jamais jogue água no óleo quente, pois isso poderá causar uma explosão de gordura que pode ocasionar queimaduras graves. Não se esqueça também que lugar de criança não é na cozinha, por mais que ela peça, só deixe ela estar nesse ambiente com a supervisão de um adulto responsável.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: