Topo

Câncer de pele: veja os fatores de risco e dicas para se prevenir do problema

Dicas de saúde, dieta e bem estar, você confere sempre aqui, no Click Grátis! Câncer de pele: veja os fatores de risco e dicas para se prevenir do problema
Publicidade
Comente

Nos últimos anos, muito se fala no câncer de mama e próstata, mas pouco se ouve falar a respeito câncer de pele, mesmo ele sendo arriscado e quase tão comum quanto os demais. Na prática, aliás, o câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população: para se ter uma ideia, cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são os de pele.

Isso porque pessoas que se expõem ao sol diariamente correm um grande risco de desenvolver a doença, uma vez que os raios solares podem trazer alterações celulares que podem causar o câncer.

Vale dizer, inclusive, que o ato de tomar sol é algo cumulativo, ou seja, fica registrado para sempre no corpo, por essa razão é importante se prevenir desde a infância até os últimos dias de vida. A seguir você confere um pouco mais sobre os fatores de risco do câncer de pele e sua prevenção.

Fatores de risco e prevenção do câncer de pele

Dificuldade para se bronzear

Publicidade

Para muita gente, conseguir uma pele bronzeada do sol é sinônimo de beleza e vitalidade. Mas as horas de exposição ao sol para o ganho do bronzeado podem trazer riscos à saúde, principalmente no caso de pessoas com pele muito clara, que após a exposição ficam com a pele vermelha e não morena.

Nesse é caso o risco de câncer de pele é pior por duas razões: sensibilidade natural da pele e por não se bronzear com facilidade, o que faz com que a pessoa fique mais tempo exposta aos raios UVA e UVB.

Pintas pelo corpo

Publicidade

Algumas pessoas acham charmosa a ideia de ter pintas espalhadas pelo corpo, mas de acordo com dermatologistas, isso não é normal. Essas manchas surgem ao longo da vida devido à exposição solar, e é necessário que um dermatologista faça uma avaliação.

Procure observar as pintas que possui no corpo, olhando se elas não são redondinhas, se possuem a borda irregular, diferentes cores, se coçam, sangram ou mesmo crescem. E se possuir muitas pintas, o ideal é fazer um acompanhamento médico para descartar qualquer problema grave.

De acordo com especialistas, quando a pinta cresce e fica saliente como uma verruga, não existe risco, porém, se ela crescer para os lados, pode estar se multiplicando, e isso não deve acontecer em um adulto.

Olhos azuis e cabelos em tons claros

De acordo com estudos, pessoas que possuem olhos e cabelos claros, possuem maiores chances de desenvolver melanoma, um tipo raro de câncer agressivo. E mesmo uma pessoa de pele escura e olhos claros deve ir ao médico regularmente, pois esse tipo de indivíduo também possui felmelanina, um composto que faz a pele oxidar e ficar menos protegida aos riscos do sol.

Leia também:

Sardas

Sim, as sardas trazem um certo charme a quem as possui, mas não devem ser ignoradas. Pessoas que possuem muitas sardas no rosto e ombros devem contar com um acompanhamento médico e cuidado ao se expor ao sol, até porque, as sardas são um tipo de resposta da pele ao abuso do sol.

Histórico familiar de câncer de pele

Pessoas que possuem histórico familiar de câncer, também lidam com um risco maior de desenvolver a doença. Se existe algum caso na família de alguém que teve carcinoma, não precisa ter medo, mas é bom avisar o médico. O carcinoma, assim como as sardas, é resultado do exagero na exposição solar.

O problema maior mesmo é o melanoma, que ainda tem um lado genético não muito bem compreendido pela medicina. Características que deixam a pele mais sensível, também podem ser herdadas, por isso fique atendo a como sua pele e de familiares reage ao sol.

Sol em excesso

Mesmo pessoas que não tem olho, pele e cabelo claro, devem ter cuidado na exposição ao sol, o risco sempre existe, principalmente para quem se expõe diariamente ao sol sem proteção.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: