Saiba o que é o bicarbonato e qual a sua utilidade na cozinha

Comente

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal cristalino e branco, sendo famoso por seus diversos usos e benefícios para o organismo. Ele é uma substância barata e de fácil acesso, que ajuda e muito no preparo de receitas e alimentos, sendo também muito útil no dia a dia. Agora que você já conhece um pouco sobre o produto, é hora de ver alguns detalhes e sua utilidade.

Bicarbonato: informações e dicas sobre como usar

Fermento

No fermento químico usado em cozinhas, as bolhas de gás carbônico que fazem a massa crescer ocorrem através das reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.

Quando o fermento em pó é fabricado, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrarem em contato com líquidos ou serem aquecidas. Tudo isso faz com que o bolo cresça e fique fofinho.

Substituto para o fermento

Algumas massas como a do bolo red velvet, crescem mais do que outras. Uma dica divulgada na internet para evitar que a massa cresça de mais e transborde na assadeira quando for ao forno, consiste em misturar vinagre com bicarbonato de sódio.

Retirando a acidez

As dicas caseiras da Vó para retirar a acidez do molho de tomate é colocar um pouco de açúcar antes de levá-lo ao prato. Mas se não quiser usar açúcar no preparo com medo de deixá-lo meio doce, coloque bicarbonato de sódio na receita.

Leia também:

Medida ideal

Para que o bolo fique perfeito é importante que tenha uma boa fermentação, caso a receita leve muito fermento a massa cria bolhas muito grandes, que acabam flutuando para o topo e estourando, levando o seu fermento da massa, o resultado final é um bolo pesado e denso.

A medida ideal é uma colher de chá de fermento em pó para uma xícara de farinha, essa é a quantidade perfeita de fermentação para a maioria das receitas de bolo. No caso do bicarbonato de sódio use 1/4 colher de chá para cada xícara de farinha.

Amaciar carne

Para deixar a carne mais macia sem usar produtos químicos, acrescente bicarbonato de sódio se o preparo da carne for cozido, principalmente, em molho de carne, tomate ou leite. Use apenas uma colher de chá na hora de temperar, caso não tenha bicarbonato, use fermento em pó e deixe descansar por alguns minutos na geladeira.

Mais cor aos vegetais

A fim de deixar os vegetais cozidos bem verdinhos, com cores intensas e vivas, adicione um pouco de bicarbonato de sódio na água de cozimento.

Cozinha cheirosa

Não importa a forma que o peixe é preparado, ele sempre fica saboroso, mas ninguém gosta do cheiro que fica na cozinha após o preparo.

Para evitar que a cozinha fique com cheiro ruim, guarde o peixe na geladeira durante algumas horas em água com bicarbonato de sódio, dessa forma a cozinha fica cheirosa por todo o preparo. Não se esqueça de retirar bem o bicarbonato antes de preparar o peixe.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!