Topo

9 alimentos que podem ajudar a hidratar o corpo no verão

Comente

Para aproveitar o verão da melhor forma, é importante se manter hidratado para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa.

Quando a temperatura esquenta é importante aumentar o consumo de água, sucos naturais e outros refrescos o dia inteiro, evitando as crises de desidratação. Outra forma saudável de manter o corpo hidratado é consumir alimentos ricos em água. Veja a seguir alguns deles eles e os inclua em sua dieta para aproveitar melhor o verão.

Alimentos que ajudam na hidratação do corpo

Melancia

A melancia é um alimento rico em água – cerca de 92% da fruta é água – possuindo apenas 31 calorias a cada cem gramas da fruta. Além de ser rica em água, ela também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que ajuda na proteção da visão e pele, prevenindo infecções e combatendo os radicais livres.

Cálcio, ferro e fósforo ainda estão no time de minerais presentes na fruta, ajudando assim no fortalecimento dos ossos, e melhorando as funções cognitivas.

Morango

O morango é uma fruta muito usada em preparo de sobremesas: 100 gramas de morangos possui 92% de água em sua composição e cerca de 30 calorias, podendo ser usado tanto em salada como em bolo no café da tarde.

O morango também contém ácido elágico, que previne danos nas células, auxiliando na prevenção do câncer. Além disso, ele possui fisetina, um nutriente muito importante para a memória, tem ainda fósforo, potássio e magnésio.

Pêssego

Um pêssego médio possui 89% de água, sendo um ótimo aliado na prevenção de problemas relacionados à visão e à pele, especialmente por ser rico em vitamina A. Ele pode ser consumido puro, em suco ou acompanhando de outras frutas.

Framboesas

Rica em antioxidantes, a framboesa também ajuda na hidratação. Uma porção com 100g da fruta tem 87% de água e 57 calorias, possuindo também propriedades capazes de diminuir os sintomas da TPM, como as cólicas e oscilações de humor.

Abacaxi

O abacaxi possui 48 calorias e 87% de água em cada 100g, sendo rico em vitamina C, ácido málico e bromelina, podendo ainda ajudar na digestão, razão pela qual muita gente opta por consumi-lo como suco ou fatia após uma refeição.

Leia também:

Pepino

O pepino possui 17 calorias a cada 100g e é composto 96% de água. Para aproveitar os benefícios do pepino o ideal é consumi-lo cru, na salada ou sozinho. Ele é rico em potássio e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Tomate

Presente em quase todos os pratos, o tomate possui 94% de água e só 20 calorias em cerca de 100g. Ele possui nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças.

Cenoura

Uma xícara de cenoura possui 88% de água e tem 45 calorias. A cenoura é rica em vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e magnésio, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Ela pode ser consumida fatiada, ralada ou naquelas versões mini, como lanche entre refeições.

Salada que hidrata

Para acompanhar o pepino, o tomate, a cenoura e os rabanetes, você pode deixar sua salada mais colorida e nutritiva com folhas que também possuem muita água. A alface é a mais rica delas, de modo que uma xícara dela tem 96% de água e apenas 10 calorias.

Enquanto isso, uma xícara de espinafre tem 92% de água e 40 calorias, sendo riquíssima em cálcio, potássio e vitamina A. O repolho, além de ter 93% de água e 15 calorias em uma xícara, também é rico em potássio.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: