Topo

Aprenda higienizar alimentos de forma simples e natural

Comente

Lavar os alimentos apenas com água corrente nem sempre é o suficiente para limpar todas as impurezas, afinal, alguns alimentos demandam um pouco mais de atenção na limpeza para que possam ser ingeridos de modo que não ofereça risco à saúde.

Lembrando que comer alimentos naturais é uma decisão saudável, mas é muito importante higienizar da forma correta para aproveitar melhor o que o alimento pode oferecer. A seguir apresentamos algumas dicas e informações nesse sentido!

Como higienizar os alimentos naturalmente?

A preparação dos alimentos antes da higienização

Após fazer as compras no supermercado ou feira, procure retirar os vegetais e verduras de dentro dos sacos plásticos e coloque-os em um recipiente limpo, armazenando na geladeira por cerca de duas horas.

Esse detalhe é imprescindível no início do processo de higienização porque os vegetais costumam absorver qualquer bactéria e contaminação do ambiente que estão ao serem colocados em contato com água da mesma temperatura que eles. Por isso, o ideal é colocá-los ainda frios em um recipiente com água em temperatura ambiente ou morna.

Higienização com vinagre

Essa é uma das formas mais comuns de higienizar os alimentos. Para limpar basta fazer uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Após preparar a mistura, deixe as verduras e frutas mergulhadas nela por meia hora.

Lembrando que o vinagre não é capaz de matar aquelas larvas presentes nas verduras, mas faz com que elas se soltem das folhas com maior facilidade. Após meia hora basta enxaguar em água corrente, secar e preparar a gosto.

Leia também:

Higienização com limão

O limão além de servir ao preparo de muitas receitas, também pode ser usado na limpeza da cozinha e higienização dos alimentos. Para isso basta preparar uma solução com um limão inteiro dividido em quatro partes. É só espremer bem para retirar todo o suco e colocar em uma bacia com 1 litro de água.

Para higienizar alimentos delicados como alface, deixe tudo na solução por cinco minutos. Para os mais resistentes como batatas, deixe de 10 a 15 minutos.

Higienização com água sanitária

Sim, há quem diga que a água sanitária também pode ser usada para higienizar alimentos, mas com o devido cuidado. Para preparar a solução, uma das receitas encontradas facilmente na internet consiste em uma colherzinha de hipoclorito de sódio ou solução clorada para 1 litro de água.

A ideia seria deixar os alimentos de molho por cerca de quinze minutos e depois lavar em água corrente para consumir a gosto.

Higienização com iodo

O iodo é encontrado em farmácias e alguns supermercados, sendo até onde se sabe, bom para higienizar alimentos, uma vez que também retira os agrotóxicos. Para isso a ideia seria misturar cerca de cinco ml da composição para cada litro de água.

Procure deixar os alimentos com cascas mais grossas de molho por uma hora. Após esse período lave os alimentos em água corrente e esfregue com a ajuda de uma esponja vegetal.ma




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: