Topo

7 dicas para você melhorar sua performance na cozinha

Comente

Comer em restaurante todos os dias é algo que pode ser cômodo, mas além da grande possibilidade de não se alimentar de forma saudável, esse hábito ainda pode pesar no bolso, de modo que uma comida caseira acaba sendo sempre a melhor opção.

E se você ainda não sabe como se virar na cozinha, saiba que a prática vai te ajudar a chegar à perfeição. Para te ajudar a melhorar sua performance na cozinha, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas práticas e simples. Confira!

Dicas para melhorar a vida na cozinha

Tenha a mão os itens necessários

Uma dica para não perder tempo e nem sofrer com imprevistos é separar tudo o que você vai precisar para preparar sua receita. Separe utensílios como facas, vasilhas, liquidificador e espátulas, além dos demais ingredientes que serão utilizados.

Dessa forma você não corre o risco de começar a fazer um bolo e perceber que não tem fermento ou que sua farinha de trigo já perdeu a validade, evitando, portanto, o estresse.

Seja ousado

Quando for preparar uma receita pela primeira vez, o ideal é seguir à risca o que ela pede. Depois de preparar outras vezes e se sentir mais seguro, no entanto, é hora de se arriscar e dar o seu toque especial à receita, acrescentando temperos diferentes e retirando ingredientes que você não gosta tanto. Ainda é possível mudar a forma de preparo e reinventar a receita.

Evite temperos industrializados

Um bom cozinheiro jamais usa temperos prontos, pois além disso prejudicar a saúde, esse tipo de produto não da aquele sabor especial e caseiro à comida. Procure usar temperos naturais em receitas como pimenta, alho, ervas, limão, entre outros que são de fácil acesso e contam com sabor e aroma inigualável.

Pesquise

É muito comum buscar uma receita na internet e se deparar com diferentes tipos da mesma receita, bem como os mais variados ingredientes e maneiras de preparo. Por isso, sempre pesquise bem e escolha a que parece mais simples e agradável ao seu paladar. Também é possível ousar e misturar algumas receitas até que chegue ao sabor desejado.

Tenha sempre receitas na manga

Quando se passa a criar novos pratos, um cozinheiro não tem limites. É comum que muitos comecem a arriscar coisas novas, o que conforme já mencionamos, é até recomendável.

O detalhe, porém, é que você também precisa ter em mãos algumas receitas com as quais se identifica e que sempre dá certo, pois quando for receber pessoas especiais em casa e resolver causar boa impressão com sua culinária, é bom estar certo do que irá preparar e muito seguro de si. Só se aventure nas panelas quando se sentir mais confiante e evite fazer isso em ocasiões especiais.

Leia também:

Al dente

O macarrão, apesar de ser um prato simples, pode trazer uma certa complicação até mesmo para os mais experientes. Por isso, na próxima vez que for preparar macarrão, leia com atenção as instruções da embalagem, pois cada massa precisa de um tempo diferente de preparo, caso contrário há o risco de ter como resultado uma massa grudenta ou dura.

Água com sabor

Da próxima vez que for preparar legumes cozidos, não jogue a água fora, em vez disso armazene-a. Você poderá usar essa água com sabor em outros pratos. Procure armazenar tudo em potes de vidro com tampas firmes e colocar no congelador, essa água poderá ser usada no preparo de sopas, risotos e caldos, o que substitui perfeitamente os temperos industrializados.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: