Topo

8 cuidados para ter com as crianças na praia

Comente

As férias de verão finalmente chegaram, portanto, é hora de aproveitar o que a praia tem de melhor para refrescar o corpo nesses dias quentes. Para quem tem filhos, no entanto, a diversão exige cuidado redobrado.

Além dos cuidados habituais de ficar sempre de olho nos pequenos para que não se afoguem, existem detalhes que muitos pais se esquecem e que podem até colocar em risco a vida de seus filhos. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Cuidados que os pais precisam ter com os filhos na praia

Pulseirinha de identificação

Caso seu filho já seja grandinho e consiga se locomover sozinho, é importante ter um cuidado ainda maior em praias no período de alta temporada. A dica é colocar em seu filho uma pulseirinha de identificação, com o nome dos responsáveis e telefones para contato.

Pode até parecer um exagero, mas só quem já passou as férias de verão no litoral para saber que em um piscar de olhos a criança pode sair de perto dos pais e se perder.

Atenção ao sol

Outra dica importante é passar protetor solar antes de ir à praia, antes mesmo de sair de casa. As crianças têm a pele mais sensível, por isso o ideal é procurar fórmulas desenvolvidas especialmente para o público infantil e com um alto fator de proteção.

Lembrando que é extremamente importante reaplicar o protetor a cada duas horas ou sempre que a criança sair da água ou transpirar muito. Vale dizer também que o protetor solar só é permitido apenas para os maiores de seis meses de vida.

Proteção solar física

Além do uso de protetor solar, proteja seu filho também com barreiras físicas, ou seja, roupas e chapéus. Hoje em dia, é muito fácil encontrar modelos de camisetas próprios para usar na água e que não atrapalham na movimentação. Ótima opção para criança brincar na beira do mar, por exemplo.

Hidratação

No verão não se esqueça de manter as crianças hidratadas, pois em meio a tantas brincadeiras e novas descobertas, as crianças nem percebem que estão com sede. Por isso não esqueça de oferecer a todo momento água, suco natural, água de coco, picolés e frutas ricas em água.

Leia também:

Alimentação leve

Sabemos que na beira da praia nem sempre há muita opção de comida saudável, por isso sempre carregue comida de casa, porém, leve apenas lanchinhos leves e frescos como frutas cortadas em pedaços e sanduíche natural, mantendo tudo bem refrigerado para estar bom para o consumo o dia todo.

Comidas de praia

Conforme as crianças vão crescendo, os aperitivos vendidos na praia se tornam uma verdadeira tentação. Porém, vale lembrar que a procedência deles nem sempre é boa, podendo oferecer risco de intoxicação alimentar.

Por essa razão não é indicado o consumo desse tipo de alimentação na praia de forma rotineira. Mas se o pequeno quiser muito experimentar uma coisa ou outra, fique de olho nas condições do alimento e seu armazenamento.

Vigilância no mar

Nunca deixe a criança sozinha no mar para evitar que ela se perca, esteja presente enquanto ela brinca na água, sempre explicando que é perigoso ir para o fundo, e ficar ali sozinha.

De olho na areia

É comum ver bebê comendo areia no dia a dia, especialmente se estão na fase oral. Por isso mesmo, fique atento ao seu bebê evitando que coloque areia da praia na boca pois ela pode estar contaminada com todo tipo de substâncias, inclusive com fezes de animais. Fique atento também à temperatura da areia, a pele da criança é muito sensível e pode queimar com facilidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: