Topo

O Gambito da Rainha: Saiba o que é real e curiosidades sobre a série da Netflix

Comente

O Gambito da Rainha é mais uma série original da Netflix, lançada em diversos países, incluindo o Brasil. Apesar do título parecer um tanto quanto confuso e poder até mesmo ser confundido com outras coisas, a trama gira em torno de um dos jogos mais famosos do mundo: o xadrez. 

A trama acompanha a vida de Beth Harmon, cuja versão adulta está sendo interpretada por Anya Taylor-Joy (que este ano também pode ser vista interpretando uma famosa personagem do mundo dos quadrinhos, a mutante Magia, no filme “Os Novos Mutantes”. Quando era muito jovem, a menina perde os pais e fica órfã. No local onde vive, acaba descobrindo que possui um talento para o jogo de xadrez. 

Rapidamente Beth se torna um grande talento, que desperta os olhares atentos das pessoas que lidam com este esporte de forma profissional. Ao mesmo tempo que ela precisa enfrentar uma série de desafios no dia a dia, especialmente o de ter ficado isolada e sozinha. Isso faz com que ela se torne uma viciada, mas que precisa passar por cima de mais este problema para se tornar uma campeã mundial de xadrez.

Confira algumas curiosidades sobre a série O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é uma história real?

O Gambito da Rainha: Saiba o que é real e curiosidades sobre a série da Netflix

Veja também:

Nem tudo o que acontece na trama de O Gambito da Rainha realmente aconteceu. Mas grande parte da história foi construída a partir de acontecimentos que realmente aconteceram. O roteiro da série foi construído com base no livro de mesmo nome, escrito por Walter Tevis e lançado no ano de 1983. 

As inspirações acabaram surgindo a partir da história de Bobby Fischer, que foi considerado como um dos maiores prodígios dentro do Xadrez. Aos 15 anos de idade ele já foi considerado como um mestre, tendo vencido diversas competições. Mas ele também teve uma vida cheia de problemas, e isso resultou em paranoia e reclusão. 

Astros de Game of Thrones e Harry Potter

Sem dúvida alguma, a protagonista da série realmente é Anya Taylor-Joy. Mas a menina, que foi revelada para o mundo depois do lançamento do filme de terror “A Bruxa”, está acompanhada de um elenco de rostos conhecidos que ajudam a dar mais peso para a trama, como Harry Melling, famoso pelo papel de Dudley Dursley na franquia Harry Potter.

Quem também interpreta um prodígio em tal esporte é Thomas Brodie-Sangster (Game of Thrones, Maze Runner), encarnando o confiante Benny Watts, que se torna rival e aliado da protagonista ao mesmo tempo. Já conhecida por seu trabalho como diretora em Poderia Me Perdoar? e Um Lindo DIa na Vizinhança, Marielle Heller surge como atriz, vivendo Alma Wheatley, dona de casa solitária que adota Beth.

O Gambito da Rainha seria um filme?

Originalmente, quando o produtor Allan Scoot adquiriu os direitos de adaptação da obra, a ideia original era produzir um filme solo com a história de uma jovem que estaria se tornando um grande destaque no mundo do xadrez mas que teria uma vida pessoal muito complicada. Ele chegou a trabalhar com cerca de cinco diretores, Heath Ledger foi o último. Além de dirigir, a estrela australiana também iria atuar no longa ao lado de Ellen Page, escalada como protagonista, mas faleceu em 2008 durante a produção.

Estes problemas acabaram fazendo com que o projeto do filme fosse engavetado por um tempo. Mas, passados alguns anos, Allan conversou com William Horberg para levar adiante o projeto, mas desta vez pensando em um formato de série para contar a história de uma forma mais completa. 

Mas, afinal de contas, o que é O Gambito da Rainha?

Muitas pessoas podem achar curioso que a série tenha este título. Para quem não acompanha o mundo do xadrez, a expressão poderia até fazer referência a uma parte das penas de uma monarca. Mas, na verdade, o título tem tudo a ver com a trama e o xadrez. 

Trata-se de uma jogada de xadrez que acontece no lance inicial. Um dos jogadores, conscientemente, arrisca um peão para, em seguida, conseguir vantagem em relação ao adversário. A palavra "gambito" sozinha significa "ação destinada a enganar alguém".

Que remédios Beth toma quando ainda está no orfanato?

Um dos momentos mais emblemáticos da trama mostra que os problemas que a Beth adulta teria com drogas tiveram origem na sua infância. Como mostra a trama no decorrer dos capítulos, como ela ficou órfã teve que morar em um orfanato. E o local tinha como costuma medicar as crianças sem que elas soubessem. Eles davam comprimidos que tinham substâncias tranquilizantes. 

Depois de um tempo, entra uma lei em vigor que proíbe que as crianças tomem qualquer tipo de remédio desta natureza. Com isso, o orfanato deixa de dar os comprimidos. Mas isso faz com que Beth comece a desenvolver uma crise de abstinência, que não tinha sido prevista pelas pessoas que controlavam o orfanato. E isso faz com que ela procure outras substâncias, como drogas e álcool. 

O Gambito da Rainha terá 2ª temporada?

Como a série está conseguindo um grande sucesso em diversos países, pode ser que a Netflix realmente tente fazer algum tipo de continuação. Mas a trama foi pensada em formato de minissérie fechada, o que torna muito improvável sua continuação. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: