Topo

4 filmes sobre liberdade de expressão para ver no Netflix

Comente

A liberdade de expressão costuma ser um assunto tratado em diversos filmes. Este direito é questionado em diversos locais, das mais variadas formas, mas é considerado como essencial para a manutenção da democracia. Ela também aparece em diversos discursos memoráveis, como foi o caso da fala do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, que disse o seguinte: “"A liberdade nunca está mais do que uma geração de distância da extinção. Nós não a passamos aos nossos filhos pela corrente sanguínea. Ela deve ser obtida, protegida e entregue para que eles façam o mesmo".

Confira alguns filmes que falam sobre o tema e que podem ser vistos na Netflix:

O Custo da Coragem (Veronica Guerin, 2003, EUA, Irlanda e Reino Unido)

Mesmo dirigido por um diretor que costuma fazer longas bem questionáveis (Joel Schmacher), este filme trata de um assunto interessante e conta com seu roteiro baseado em fatos reais. Ele acompanha a história de uma repórter investigativa que consegue expor um esquema de drogas na sua cidade natal e acaba perseguida por grupos de traficantes.

Zodíaco (Zodiac, 2007, EUA)

Veja também:

Neste celebrado longa do diretor David Fincher acompanhamos um grupo formado por policiais e jornalistas que tentam descobrir a identidade de um dos mais famosos assassinos em série dos anos 70. Para conseguir chegar a figura do assassino, eles precisam contar com a ajuda de um cartunista. Apesar de ser um filme sobre a caça a um assassino, ele acaba se concentrando mais sobre a importância da investigação e do trabalho livre dos jornalistas.

Conspiração e Poder (Truth, 2015, EUA)

4 filmes sobre liberdade de expressão para ver no Netflix

O filme acompanha a repercussão que acaba tendo a divulgação de determinados tipos de notícias pela mídia e imprensa de uma forma geral. Para isso, o longa se concentra nas consequências que uma equipe de televisão precisa enfrentar quando transmitem uma matéria envolvendo um possível tratamento preferencial dado pelo exército americano a George W. Bush durante a Guerra do Vietnã.

Eu Sou Sun Mu (I Am Sun Mu, 2015, Coreia do Norte, China e Estados Unidos)

Na verdade, esse longa é um documentário que fala e acompanha a vida e a obra de um artista que vive na Coréia do Norte. O filme todo acaba sendo construído a partir das suas reflexões e mostra o difícil trabalho de ser uma artista dentro de uma das ditaduras mais fechadas do planeta.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: