Topo

Cineastas famosos que já dirigiram episódios de séries

Comente

Se no passado as séries de TV eram vistas com certo ar de preconceito pelo público (e crítica) no que tange à qualidade, o mesmo não se pode dizer do cenário atual. Isso porque nos últimos anos as ficções audiovisuais produzidas para a telinha têm ganhado cada vez mais notoriedade e reconhecimento.

Essa nova realidade vem sendo motivada por diversos fatores, mas dentre eles, destacam-se o surgimento de uma nova mentalidade entre as produtoras e a realização de maiores investimentos na área, o que de maneira direta, ou indireta, está atraindo a atenção até mesmo de profissionais renomados do cinema.

E não estamos falando aqui só de atores. Embora com o passar do tempo muitos astros e estrelas de Hollywood tenham emprestado seus talentos à composição de personagens em seriados, hoje já existem muitas obras que contaram também com a direção de diversos cineastas renomados, que por sua vez, trouxeram uma nova abordagem para esse universo das séries.

Para comprovar isso, portanto, apresentamos a seguir uma lista com alguns dos diretores mais famosos do cinema que já dirigiram episódios de séries. Veja!

Grandes diretores do cinema que já estiveram à frente de episódios de séries

Martin Scorsese

Martin Scorsese

Sim, o emblemático Martin Scorsese, apontado como um dos diretores mais renomados do universo da sétima arte, já conduziu projetos na TV. Ele decidiu dirigir os pilotos de duas séries da HBO nas quais também desempenha papel de produtor.

Tratam-se de “Boardwalk Empire” e a ainda inédita “Vinyl”. E vale dizer que pelo belo trabalho feito no piloto da primeira (Boardwalk Empire), o cineasta chegou a ganhar um Emmy. Nada mal, hein?

David Fincher

David Fincher

Famoso pela produção de filmes renomados, como “Seven – Os Sete Crimes Capitais” e “Clube de Luta”, o emblemático David Fincher emprestou seus talentos a “House of Cards”. O cineasta é o produtor da premiada série da Netflix e ainda atuou como diretor nos dois primeiros episódios da mesma.

Há quem diga, aliás, que seu trabalho tenha sido em parte responsável pelo sucesso inicial da produção, o que pode ter lá seu fundo de verdade, já que o cineasta chegou a receber um Emmy pelo trabalho no episódio piloto da obra.

Quentin Tarantino

Quentin Tarantino

Em cartaz com sua oitava obra cinematográfica intitulada “Os Oito Odiados”, o cultuado Quentin Tarantino – que já assinou obras como “Pulp Fiction – Tempo de Violência” e “Kill Bill” – foi outro grande diretor que já esteve à frente de episódios de séries.

O emblemático cineasta dirigiu o último episódio do primeiro ano de ER e também os dois últimos da quinta temporada de “ CSI: Crime Scene Investigation”, sendo inclusive indicado ao Emmy nesse segundo caso

J.J. Abrams

J.J. Abrams

Em alta na atualidade pelos trabalhos em “Star Wars – O Despertar da Força” e “Star Trek”, J.J Abrams tem uma carreira muito bem-sucedida também nas telinhas. Ele escreveu, produziu e dirigiu episódios de séries próprias como “Lost”, “Alias” e “Felicity”, tendo ainda dirigido um episódio da comédia “The Office”.

Lars von Trier

Lars von Trier

Responsável por obras marcantes e até certo ponto polêmica, tais como “Anticristo” e “Ninfomaníaca”, o cineasta Lars von Trier já se aventurou também no universo das séries. Um de seus trabalhos na telinha, por exemplo, foi “Riget” (O Reino), mas ele ainda dirigirá a primeira temporada da novata “The House That Jack Built”.

Leia também:

José Padilha

José Padilha

Aqui temos um diretor brasileiro que aos poucos se tornou nome forte em Hollywood. Ele que esteve por trás de obras como “Ônibus 174”, “Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2” e o remake de “Robocop”, fez sucesso no último ano com a série “Narcos”, da Netflix, da qual dirigiu os dois episódios iniciais.

Fernando Meirelles

Fernando Meirelles

E esse é outro diretor brasileiro bem-sucedido nos cinemas e na telinha. Ele que fez sucesso com o emblemático “Cidade de Deus”, dirigiu episódios de “Cidade dos Homens”, “Som e Fúria” e “Os Experientes”. Na atualidade o cineasta tem apostado mais na telinha, o que teria sido motivado principalmente pela insatisfação com as fracas bilheterias de dramas nacionais nos cinemas.

Joss Whedon

Joss Whedon

Sucesso da atualidade em filmes do universo cinematográfico da Marvel Studios – como “Os Vingadores – The Avengers” e “Vingadores: Era de Ultron” – Joss Whedon já dirigiu também diversas séries de sucesso, tais como “Buffy: A Caça-Vampiros”, “Angel” e “Firefly”.

Além disso, ele ajudou a criar “The Office” e “Glee”, tendo mais recentemente dirigido o episódio piloto de “Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D”.

Guillermo del Toro

Guillermo del Toro

E aqui temos o cineasta que mais recentemente esteve à frente de “A Colina Escarlate” nas telonas. Ele que também é famoso por obras como “Hellboy”, “O Labirinto do Fauno” e “Círculo de Fogo”, é mais um que tem trabalhado na telinha.

Ele já dirigiu episódios da série mexicana “La Hora Marcada”, além do prólogo da segunda temporada e o piloto da série “The Strain”, adaptada de seus livros da “Trilogia da Escuridão”.

Steven Soderbergh

Steven Soderbergh

O cineasta que já venceu até o Oscar (por “Traffic”), esteve bastante ativo no mundo das séries nos últimos anos. Ele foi o diretor de todos os episódios das duas primeiras temporadas na emblemática “The Knick”, sendo inclusive indicado ao Emmy pelo trabalho no episódio piloto da obra.

Todd Haynes

Todd Haynes

O cineasta que fez sucesso pelo trabalho feito recentemente em “Carol”, é outro que já olhou com carinho para as produções da telinha. Além de dirigir cinco episódios da minissérie “Mildred Pierce”, ele esteve à frente de um dos episódios da segunda temporada de “Enlightened”.

Paul Feig

Paul Feig

E aqui temos o diretor que provavelmente já fez muita gente rir ao redor do mundo. Ele que é um dos grandes nomes do cinema de comédia, esteve à frente de filmes como “As Bem-Armadas” e a “Espiã que Sabia de Menos”, além de “Missão Madrinha de Casamento”.

Mas o sucesso nas telonas não o impediu de emprestar talento também ao universo das séries, pelo que, já dirigiu diversos episódios em produções renomadas. A lista inclui sete episódios em “Arrested Development”, quatorze em “The Office”,  um em “Freaks and Geeks”, “Mad Men”,  “30 Rock” e “Parks and Recreation”, dentre outros.

Juan José Campanella

Juan José Campanella

Esse é mais um sul-americano em nossa lista. O argentino que ganhou Oscar com “O Segredo dos Seus Olhos”, já se aventurou na telinha e dirigiu episódios de obras renomadas, como “30 Rock”, “House” e “Law & Order: Special Victims Unit”.

Robert Altman

Robert Altman

Agora aqui temos o cineasta que se tornou sucesso nas telonas ao lançar clássicos como “Short Cuts – Cenas da Vida”, “Nashville” e “M.A.S.H”. Apesar disso, ainda em décadas passadas ele já havia se destacado à frente de obras na telinha. Entre os destaques, menção para “U.S Marshal”, “Bonanza” e “Combat!”.

Judd Apatow

Judd Apatow

Responsável por filmes bem-sucedidos tais como “O Virgem de 40 Anos”, “Descompensada” e “Ligeiramente Grávidos”, temos aqui outro cineasta que merece destaque por trabalhos realizados na telinha. Vale dizer, aliás, que Apatow foi mais um que começou produzindo e dirigindo na TV, o início veio com “Freaks and Geeks” e ele também é produtor da série “Girls”.

Andy Wachowski e Lana Wachowski

Andy Wachowski e Lana Wachowski

E por fim chegamos aqui à dupla que têm a trilogia “Matrix” como a obra mais marcante feita nas telonas. Depois disso, eles até tentaram emplacar outros sucessos, lançando obras como “Speed Racer”, “A Viagem” e “O Destino de Júpiter”, mas o resultado não convenceu.

Mais recentemente, os irmãos decidiram apostar as fichas em uma série, no caso, para a Netflix. O resultado disso foi o surgimento de “Sense 8”, que teve 7 episódios dirigidos por eles. Mais uma vez não dá pra dizer que acertaram a mão, mas eles ao menos tentaram.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: