Topo

Dicas para fazer um bom churrasco e evitar erros comuns no preparo da carne

Comente

Preparar um churrasco, para muita gente pode até parecer algo simples, afinal, na teoria tudo o que a pessoa precisa é um bom pedaço de carne, carvão em brasa, espeto e sal grosso. O fato, porém, é que na prática a coisa não é bem assim – e quem costuma ser convidado para churrascos frequentemente sabe bem disso.

O que comprova isso é que não é muito difícil de se ver em almoços por aí alguns churrascos que embora até tenham boa aparência na churrasqueira, têm sabor bem distante do ideal.

A causa disso é que por incrível que pareça, o preparo de um bom churrasco demanda alguns cuidados pontuais que podem influenciar diretamente no resultado final do alimento. Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista com dicas que devem ser consideradas na hora de assar a carne. Confira!

Truques e dicas para preparar um churrasco perfeito

dicas-para-fazer-um-bom-churrasco

Escolha do corte

No momento de comprar a carne para o churrasco, o melhor é procurar um açougue de confiança. Isso porque o corte da carne tende a influenciar bastante no resultado do preparo.

Vale dizer, por exemplo, que uma peça de picanha, dificilmente pesará mais de 1,1 kg, pelo que, comprar como picanha uma carne que pesa mais que isso pode significar um grande erro.  Isso porque as peças mais pesadas geralmente acompanham a ponta do coxão duro, que alguns açougues, inclusive, até tentam vender para os mais leigos como se fosse picanha.

Sal grosso

Até para usar o sal grosso alguns cuidados devem ser observados. O mais indicado, por exemplo, é usar o sal com pedras maiores para pedaços maiores de carne e sal grosso com pedras menores para peças menores de carne, tomando sempre cuidado para não exagerar.

Uma dica muito válida para temperar a carne, é colocar um punhado de sal sobre um prato e colocar a carne por cima, deixando o recipiente próximo ao calor da churrasqueira por cerca de quatro minutos. Na hora de colocar para assar ou grelhar, é só retirar o excesso (do sal) com as mãos.

Leia também:

Churrasqueira ideal

De acordo com especialistas, a churrasqueira ideal é a de alvenaria e que possui a parte inferior, fundo e lados fechados, dessa forma o calor é armazenado da melhor forma e o churrasco tende a ser perfeito.

Grelhado ou assado?

Quando a carne fica cerca de 15 cm da brasa, ela será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para preparar peças menores de carne. Agora, para quem deseja assar ao modo tradicional, o melhor é colocar a carne a uma altura de 40 cm da brasa para o caso de pedaços médios e 60 cm para as peças em pedaços maiores.

Hora certa para virar a carne

Virar a carne a todo instante é um grande erro. O ideal é vira-la apenas uma vez e só no momento que o sangue aparecer em grande quantidade na parte superior. Além disso, é bom não furar a peça de carne para que ela não acabe perdendo líquido e consequentemente a sua suculência, por isso, na hora de virar a peça é melhor usar um pegador (no caso de assados em grelhas).

Churrasco de filé mignon

O filé mignon também pode ser usado no churrasco, mas seu preparo é diferente dos demais tipos de carne. O filé é mais sensível e necessita de um calor maior, por isso, é mais um caso que funciona bem se assado na altura de 15 cm da brasa, nesse caso, cortado em quatro pedaços.

Churrasqueira não é lixeira

Algumas pessoas costumam jogar resto de comida, palito de dente e até mesmo bituca de cigarro no carvão, mas esse é outro grande erro. Isso porque a fumaça contaminada desses resíduos passará para o churrasco. Dito isso, o melhor é jogar o lixo no local certo, já que churrasqueira só deve conter os itens necessários para um bom churrasco.

Legumes assados

Para quem gosta de assar legumes e frutas, a dica é não usar a mesma churrasqueira onde está sendo assada a carne, pois assim o sabor dos alimentos pode ser alterado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: