Topo

Audiência das séries 2015/2016 - veja um panorama com os índices da temporada

Comente

Se você vive atento ao mundo das séries de TV ou acompanha nosso semanal com os números de audiência da TV americana aqui no site, provavelmente já sabe que a temporada 2015/2016 dos principais seriados norte-americanos já está praticamente no fim.

Dessa forma, os próximos dias compõem o que é conhecido como período de hiato, momento em que as séries que foram renovadas se preparam para a temporada seguinte, enquanto isso, as canceladas se despedem da grade de programação.

O detalhe é que agora, com o fechamento da temporada, foram divulgados os números finais que mostram a média de audiência das séries da TV aberta dos Estados Unidos. As estatísticas mostram quais foram as obras que lideraram considerando a categoria de cada uma e apresentando também os destaques entre as que obtiveram números negativos.

Os índices refletem a pontuação média registrada na última temporada na demo (índice demográfico – público com idade entre 18 e 49 anos) por meio de transmissões inéditas e em DVR considerando os sete dias após a exibição do episódio (chamado de Live +7).

Como ao longo das temporadas mais recentes, o espectador médio vem modificando seus hábitos, os números da Live +7 estão ganhando destaque entre as emissoras. Isso se deve ao fato de que, muita gente prefere assistir o episódio na hora em que é mais cômodo, em vez de assistir na exibição ao vivo.

Como era de se esperar, mesmo com a queda de audiência em comparação à temporada 2014/2015, a emblemática série The Big Bang Theory se manteve líder no quesito audiência entre as comédias da TV norte-americana.

A média da série foi de 5.8 pontos nesta temporada. A queda em relação à temporada anterior é de 11%, mas diante dos bons números, isso não deve gerar grandes preocupações por hora. Dito isso, vamos então ao panorama mais detalhado com os números de audiência das séries nessa temporada. Confira!

Os números de audiência das séries na temporada 2015/2016

Os números de audiência das séries na temporada 2015/2016

Audiência das séries de drama veteranas

No que diz respeito aos dramas que estão na TV americana há algum tempo, não resta dúvida: Empire é a bola da vez. A série lidera a lista de audiência com incríveis 6.4 pontos na demo, sendo seguida de perto por Arquivo X e Grey’s Anatomy.

Um detalhe curioso, porém, é que em se tratando de número total de espectadores (não apenas o índice demográfico – espectadores entre 18 e 49 anos), quem lidera na categoria é NCIS.

A veterana da CBS mostrou mais uma vez sua força em agradar o público, reafirmando-se como um dos maiores sucessos da TV americana nesse quesito. Confira como ficou o ranking da temporada:

  1. Empire (Fox) – 6.4 pontos na demo
  2. The X-Files (Fox) – 4.8 pontos na demo
  3. Grey’s Anatomy (ABC) – 3.6 pontos na demo
  4. How to Get Away With Murder (ABC) – 3.5 pontos na demo
  5. Scandal (ABC) – 3.4 pontos na demo

Média considerando o número total de espectadores: NCIS – 20,2 milhões.

Audiência das séries de drama estreantes

Em se tratando das de drama que estrearam nessa temporada, o recorde tanto de público em geral, quanto de audiência na demo (índice demográfico), ficou a cargo da badalada Blindspot, da NBC. A série obteve média de 3.1 pontos na demo, sendo seguida de perto pela Quantico e por Lucifer, da ABC e da Fox, respectivamente. O ranking na categoria ficou assim:

  1. Blindspot (NBC) – 3.1 pontos na demo
  2. Quantico (ABC) – 2.6 pontos na demo
  3. Lucifer (Fox) – 2.4 pontos na demo
  4. Supergirl (CBS indo para CW) – 2.4 pontos na demo
  5. Chicago Med (NBC) – 2.3 pontos na demo – empate com Shades of Blue (NBC) – 2.3 pontos na demo

Média considerando o número total de espectadores: Blindspot – 10,8 milhões.

Audiência das séries de comédia veterana

Conforme já adiantamos, a classe das séries de comédia veteranas ainda segue liderada pela The Big Bang Theory. A trama nerd da CBS ficou mais uma vez à frente das igualmente badaladas Modern Family e The Goldbergs, marcando os já mencionados 5.8 pontos na demo.

Mesmo com todo o sucesso da comédia, porém, ainda não dá pra dizer ao certo se a obra ganhará outras temporadas além da seguinte. Muita gente acredita que o mais provável é que a série dê lugar a outra na grade de programação em um futuro próximo. Será que a CBS vai querer tirar do ar a sua “galinha dos ovos de ouro”? A conferir.

O ranking de audiência da temporada na categoria ficou assim:

  1. The Big Bang Theory (CBS) – 5.8 pontos na demo
  2. Modern Family (ABC) – 3.4 pontos na demo
  3. The Goldbergs (ABC) – 2.5 pontos na demo
  4. Black-ish (ABC) – 2.4 pontos na demo
  5. 2 Broke Girls (CBS) – 2.3 pontos na demo

Média considerando o número total de espectadores: The Big Bang Theory – 20,4 milhões.

Audiência das séries de comédia estreantes

Em relação às comédias estreantes, a CBS também largou na frente nessa temporada. A responsável pelo bom resultado na emissora foi Life in Pieces, que ficou com 2.7 pontos na demo. Além do bom resultado no índice demográfico, a série também se saiu bem no número total de espectadores.

Quem não teve a mesma sorte na emissora foi Angel From Hell, que embora tenha ficado com uma média razoável na geral da demo, não teve forças pra conseguir a renovação. O ranking na categoria ficou assim:

  1. Life in Pieces (CBS) – 2.7 pontos na demo
  2. Superstore (NBC) – 2.1 pontos na demo
  3. Angel From Hell (CBS) – 1.9 pontos na demo (cancelada!)
  4. The Muppets (ABC) – 1.9 pontos na demo (cancelada!)
  5. Dr. Ken (ABC) – 1.4 pontos na demo

Média considerando o número total de espectadores: Life in Pieces – 10,5 milhões.

As séries com maiores audiências que foram canceladas

Os números de audiência são fundamentais para garantir a renovação de uma série, mas existem outros fatores que podem ser determinantes. Prova disso é que algumas obras que ficaram com médias razoavelmente boas para os padrões de suas respectivas emissoras, acabaram canceladas.

Os motivos vão desde uma queda brusca de audiência nos últimos episódios da temporada, até o fato de o ciclo da série ter mesmo chegado ao fim, como foi o caso, por exemplo, de Mike & Molly, da CBS. O ranking com as séries de maior audiência que foram canceladas ficou assim:

  1. Limitless (CBS) – 2.2 pontos na demo
  2. Heroes Reborn (NBC) – 2.3 pontos na demo
  3. Mike & Molly (CBS) – 2.3 pontos na demo
  4. Angel From Hell (CBS) – 2.3 pontos na demo
  5. The Muppets (ABC) – 2.3 pontos na demo

Média considerando o número total de espectadores: Limitless – 9,8 milhões.

Leia também:

Séries com as menores audiências que foram renovadas

E se algumas séries com média de audiência alta podem ser canceladas, o inverso também acontece. E nessa temporada isso aconteceu principalmente na CW, onde séries veteranas ganharam sobrevida para o que pode vir a ser suas respectivas últimas temporadas. O ranking nessa categoria ficou assim:

  1. The Originals (CW) – 0.6 ponto na demo
  2. Jane the Virgin (CW) – 0.5 ponto na demo
  3. Reign (CW) – 0.5 ponto na demo

Média considerando o número total de espectadores: Crazy Ex-Girlfriend – 1,03 milhão.

Séries que atingiram melhores audiências na demo ao longo da temporada

E eis aqui o ranking com as líderes de audiência de toda a grade da TV americana considerando todos os gêneros e os números do índice demográfico (espectadores entre 18 e 49 anos). A lista ficou assim:

  1. Empire (Fox) – 6.4 pontos na demo
  2. The Big Bang Theory (CBS) – 5.8 pontos na demo
  3. The X-Files (Fox) – 4.8 pontos na demo
  4. Grey’s Anatomy (ABC) – 3.6 pontos na demo
  5. How to Get Away With Murder (ABC) – 3.5 pontos na demo

Séries com melhores audiências considerando o número total de espectadores

Agora aqui temos o ranking que leva em consideração o número geral de espectadores das séries, e não apenas os números da demo. Dessa forma, o resultado da temporada 2015/2016 ficou assim:

  1. The Big Bang Theory (CBS) – 20,4 milhões de espectadores
  2. NCIS (CBS) – 20,2 milhões de espectadores
  3. Empire (Fox) – 17,3 milhões de espectadores
  4. NCIS: New Orleans (CBS) – 14,8 milhões de espectadores
  5. The X-Files (Fox) – 13,6 milhões de espectadores

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: