Topo

7 razões pelas quais você deveria se espreguiçar mais

Comente

Você já colocou o celular pra despertar, ouviu, desligou o despertador para dormir mais cinco minutinhos e acordou uma hora depois atrasado para o trabalho dando um salto da cama e se arrumado às pressas? Pois isso é mais comum do que você imagina.

O fato, porém, é que com isso muita gente acaba se esquecendo de fazer uma coisa que, de acordo com especialistas, é muito importante: se espreguiçar. Além de ser muito prazeroso, o ato de espreguiçar-se ao acordar pode proporcionar bons resultados à sua saúde. Veja a seguir alguns motivos para se espreguiçar todos os dias.

Motivos pelos quais você deveria se espreguiçar diariamente

razoes-para-espreguicar

Despertar o cérebro

Quando o corpo é espreguiçado ao acordar, os músculos se esticam e a circulação sanguínea é ativada, acordando assim o cérebro. Espreguiçar ao acordar então, ajuda a dar mais disposição para enfrentar os afazeres do dia a dia.

Aumentar o prazer

De acordo com especialistas, o ato de se espreguiçar faz com que o organismo libere endorfina através dos músculos, e esse é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Outro hormônio que é liberado com esse movimento é a serotonina, que ajuda a ativar a memória e proporcionar mais disposição ao corpo.

Reduzir os riscos de dores de cabeça

Um dos tipos mais comuns de dores de cabeça é a cefaleia tensional, que pode ser causada por tensão muscular. Mas o ato de se espreguiçar pode fazer com que a dor seja afastada, uma vez que os músculos distensionados enviam informação para o cérebro dizendo que ele também pode relaxar nesse momento.

Manter as articulações lubrificadas

As articulações possuem um tipo de líquido conhecido como líquido sinovial, onde uma de suas funções é manter as articulações lubrificadas, ou seja, esse líquido ajuda no seu bom funcionamento.

Para manter o nível desse líquido é fundamental que os músculos sejam alongados, por isso o ato de se espreguiçar pode ser uma boa forma de manter as articulações lubrificadas.

Leia também:

Deixar o corpo mais jovem

Após a fase da adolescência o corpo começa a perder parte de sua flexibilidade. Por não fazer alongamento nos músculos, os jovens têm sofrido cada vez mais com problemas de coluna e joelhos. Se espreguiçar ao acordar então pode ser uma boa forma de alongar os músculos e preservar a flexibilidade.

Diminuir os ricos de lesões

Se você é tipo de pessoa que só pratica esportes no final de semana, saiba que antes de começar a praticar os exercícios é preciso fazer um alongamento antes. Mas é necessário que esses alongamentos sejam feitos diariamente para evitar lesões durante a prática de esportes. Espreguiçar deve ser um hábito diário em sua rotina, e deve ser realizado de manhã e à noite.

Aliviar a fibromialgia

De acordo com especialistas, o ato de se espreguiçar pode trazer alívio às dores de quem sofre com fibromialgia, uma vez que o alongamento dos músculos pode diminuir a tensão acumulada nas articulações.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: