Topo

Lançamento do Google Glass está próximo, mas gadget ainda causa desconfiança

Comente

A evolução tecnológica nos últimos anos tem levado muitos indivíduos a questionarem os limites da tecnologia em detrimento da segurança e privacidade, e um novo gadget prestes a ser lançado pelo Google tem estimulado ainda mais esses questionamentos.

No início do segundo semestre de 2012, a Google, gigante da internet e da tecnologia, anunciou que estava trabalhando em um novo dispositivo chamado “Google Glass”, ou seja, uma espécie de óculos inteligente para os adeptos da tecnologia.

Desde que o anúncio oficial da empresa a respeito do novo gadget veio à tona há dois anos, muitas especulações surgiram, mas o que para muitos em um primeiro momento era apenas mera ficção científica, veio a se tornar realidade e agora depois de onze meses de testes da primeira versão, o lançamento oficial do novo dispositivo finalmente poderá ocorrer em breve.

Lançamento do Google Glass está próximo, mas gadget ainda causa desconfiança

google-glass-ainda-causa-desconfianca

Prestes a ser lançado, o Google Glass ainda tem sido alvo de polêmica especialmente no Brasil, uma vez que as precauções contra espionagem e invasão de privacidade estão em alta no País graças aos acontecimentos recentes.

A ideia de ver indivíduos utilizando um pequeno monitor translúcido e inteligente no rosto ainda assusta a maioria das pessoas, principalmente porque, com apenas um gesto simples como piscar um olho, o usuário do gadget poderá tirar fotos sem que o alvo sequer perceba, algo que muitos não consideram o ideal.

Para quem se interessa no uso do novo Google Glass, porém, o uso do dispositivo não oferece riscos maiores do que aqueles já existentes na atualidade em relação à privacidade e segurança, a única diferença é que com o gadget agora é possível fazer tudo o que já se fazia antes sem a necessidade de utilizar as mãos.

O dispositivo permite que os usuários joguem, façam vídeos, tirem fotos e façam uma série de outras coisas que seriam possíveis em um Smartphone, por exemplo. A tendência é que, em breve, o gadget seja utilizado junto a aplicativos que permitirão até mesmo a identificação de estranhos em meio à multidão, independentemente deles desejarem ou não ser identificados.

Leia também:

Nos Estados Unidos, o clima com a chegada do novo gadget é o de curiosidade, é inevitável que quem já utiliza um Google Glass seja abordado por curiosos querendo saber como funciona o dispositivo e qual a sensação de usar um. O visual ciborgue que o aparato tecnológico proporciona é uma das grandes causas da exposição do usuário, uma vez que é quase impossível utilizar um sem ser notado.

A intenção da empresa ao lançar o Glass é conseguir levar as pessoas a  fazer aquilo que fazem com seus smartphones, sem a necessidade de utilizar as mãos. Em um futuro próximo, até mesmo os comandos de voz deverão ser substituídos por comandos de movimentos dos olhos, assim como já ocorre com a já mencionada função de fotografia.

Google Glass a favor ou a desfavor da segurança?

Nos Estados Unidos, enquanto algumas pessoas estão sendo proibidas de utilizar o Google Glass em determinados bares e restaurantes sob a alegação de que o uso colocaria a privacidade das demais pessoas em risco no ambiente, alguns departamentos de Polícia no mesmo País tem estudado a possibilidade de utilizar os óculos como ferramenta aliada no combate ao crime.

Ao analisar todo o panorama que cerca o lançamento do novo dispositivo do Google, fica a dúvida no ar, afinal, o Google Glass está a favor ou a desfavor da segurança?

Pois bem, embora não exista uma resposta absoluta para essa questão, e o assunto ainda seja cercado de polêmica, o fato é que o uso do dispositivo pode sim ser feito de maneira consciente em benefício da segurança, entretanto, não se pode negar que também possa facilitar a ação de indivíduos mal intencionados que eventualmente poderão se aproveitar da tecnologia para invadir a privacidade alheia, o que a bem da verdade, não será nada diferente do que já ocorria antes do Glass com outros dispositivos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: