Topo

Segurança na internet: 12 mitos e verdades sobre seu computador

Comente

Em uma época de inclusão digital tem se tornado cada vez mais difícil manter os índices de segurança na utilização de dispositivos conectados à internet, isso se deve ao aumento exponencial de ataques cibernéticos, que acabam colocando em risco computadores, laptops, smartphones e outros, bem como, todo o conteúdo disponível nesses dispositivos.

Para prevenir-se e conquistar maior segurança na internet, nada melhor que conhecer cada uma das verdades escondidas por trás do uso do computador, bem como também identificar os mitos que acabam confundindo muitos usuários e acabando por colocar em risco os dispositivos.

Segurança na internet: Conheça 12 mitos e verdades sobre seu computador

12-mitos-e-verdades-sobre-seguranca-na-internet

Usar mais de um antivírus é melhor para a segurança

Mito – Esse é um mito muito comum aos mais leigos em tecnologia, em hipótese alguma dois ou mais antivírus instalados no computador poderão proporcionar maior segurança que apenas um, aliás, além deles deixarem o computador mais lento, um poderá acabar anulando algumas funcionalidades do outro, tornando-se um risco quanto à segurança do dispositivo, portanto, use somente um bom antivírus.

Até mesmo visitando uma página web é possível ser infectado

Verdade – Muitos websites podem conter scripts maliciosos que podem infectar o computador se não tomados os devidos cuidados. Para se precaver desse tipo de problema o ideal é manter sempre o navegador e o antivírus atualizados, enquanto o primeiro deverá avisar quando uma página apresentar algum tipo de risco, o segundo ajudará a reportar o malware caso este passe despercebido pelo navegador.

Vírus podem danificar permanentemente o Hardware do computador

Verdade – Apesar de não ser possível que os vírus afetem diretamente o funcionamento dos hardwares do computador, eles podem alterar códigos nativos de placas e outras peças do computador, além de sobrecarregar o trabalho de determinados componentes, levando-os à exaustão e consequentemente à perda do componente afetado.

Um firewall e um antivírus é a mesma coisa

Mito – O Firewall em hipótese alguma substitui um antivírus, pois se trata apenas de um complemento, eles ajudam a identificar quando algum item malicioso está tentando acessar o computador, funcionando como uma espécie de escudo contra possíveis ameaças.

Clicar em anexos ou links em e-mails é perigoso

Verdade – Muitos cibercriminosos utilizam e-mails para infectar computadores dos usuários através de links ou anexos, o ideal é não clicar em nenhum tipo de e-mail de origem desconhecida para evitar problemas, mesmo porque, alguns criminosos conseguem aplicar scripts embutidos até mesmo no texto das mensagens, pelo que, até o simples fato de abrir o e-mail poderá ser arriscado.

Os vírus podem causar lentidão no computador

Verdade – Diversos tipos de vírus podem agir no sistema de forma a deixá-lo lento, por isso, ao perceber uma lentidão acentuada no sistema, deve-se proceder imediatamente com uma verificação completa no antivírus a fim de detectar as possíveis ameaças.

Veja também:

Os antivírus protegem contra todas as ameaças

Mito – Embora seja essencial o uso dos antivírus, eles não podem proteger os usuários de todo tipo de praga e ameaça virtual, é preciso contar também com programas com eficácia contra malwares, spywares, adwares ou trojans.

Vírus podem se alojar de maneira imperceptível no sistema

Verdade – Tem sido cada vez mais comum o surgimento de vírus que se alojam no sistema sem que o usuário perceba, o que sabidamente aumenta os danos causados pela ameaça, uma vez que esta pode agir por muito tempo até que o usuário perceba a invasão, o ideal é realizar uma verificação completa no computador a cada curto período de tempo.

Os antivírus pagos são os melhores

Mito – Pode até ter existido uma época em que isso tenha sido verdade, entretanto, a qualidade dos antivírus gratuitos na atualidade é equiparada a de quaisquer outros pagos, a diferença é que geralmente os pagos costuma oferecer maiores possibilidades no que diz respeito a recursos, facilitando a vida do usuário e integrando-se a outros softwares eventualmente.

Um vírus pode estar escondido em um arquivo

Verdade – Códigos maliciosos podem ser introduzidos em arquivos por cibercriminosos, por isso, é importante baixar arquivos somente de sites considerados seguros, além de possuir um antivírus sempre atualizado.

Computadores públicos oferecem menores índices de segurança

Verdade – Isso não é regra, mas geralmente não se tem controle sobre os softwares de segurança de um computador público, pelo que, o sistema geralmente fica exposto a itens maliciosos, podendo capturar os dados confidenciais dos usuários, tais como contas e senhas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: