Topo

5 dicas de segurança na internet para você se proteger de ataques

Comente

A internet foi, sem dúvida, a maior ferramenta de comunicação descoberta nas últimas décadas, entretanto, infelizmente nem só de benefícios ela é feita, ao menos se não observados os mínimos cuidados necessários para garantir a segurança no ambiente online.

A popularização da internet trouxe a seus usuários a necessidade de redobrar os cuidados em relação à segurança, isso porque, aumenta a cada dia a quantidade de ataques cibernéticos praticados por hackers ao redor do mundo, diante desse panorama, decidimos trazer nesse artigo algumas dicas que podem ser essenciais àqueles que desejam proteger-se melhor no ambiente web.

5 dicas de segurança na internet para você se proteger de ataques

dicas-seguranca-internet

Cuidados Básicos de segurança

Os serviços de armazenamento de arquivos em nuvem, oferecem uma gama de facilidades aos usuários, entretanto, o armazenamento de informações pessoais nesse tipo de ambiente, pode não ser a melhor estratégia para quem deseja manter-se seguro na web.

Outro cuidado básico que o usuário pode considerar no momento de pensar em segurança, é o de desabilitar o Javascript no navegador, isso tende a amenizar as chances de ficar exposto a hackers que se utilizam desse tipo de programação para a realização de cibercrimes.

Senhas e termos de uso

Escolher uma boa senha é essencial, recentemente trouxemos um artigo repleto de dicas de senha para auxiliar aqueles que desejam melhorar os níveis de segurança, nele explicamos inclusive, quais são os tipos de senha que devem ser evitadas.

Antes de optar por cadastrar-se em um serviço online, inclusive redes sociais, é importante ler na íntegra os termos de uso, algumas empresas podem fazer o que bem quiserem com os dados de seus usuários, uma vez que, este aprovou os termos de uso no momento do cadastro.

Criptografia

Criptografar arquivos ou dados tende a ser uma das mais eficientes formas de acentuar os níveis de segurança no ambiente virtual, existem na atualidade inúmeras opções tais como, Gnu Privacy Guard (GPG), Thunderbird e Pretty Good Privacy (PGP), que são sistemas para criptografar redes de bate-papo e de e-mails.

Para quem deseja criptografar dados no Hd do computador, saiba que os principais sistemas operacionais de última geração, já oferecem gratuitamente a opção de o usuário ter acesso a esse tipo de recurso, bastando tão somente uma ativação, na internet existem inúmeros tutoriais ensinando como fazer.

Mais trabalho, mais segurança

Quando existem arquivos dignos de grande segurança para se armazenar, o ideal é transferir esses arquivos diretamente para um computador que não possua acesso com a internet, ou, até mesmo um HD externo, dessa maneira a confidencialidade dos arquivos estarão indubitavelmente protegidas do ambiente virtual.

Anonimato pode se traduzir em segurança

Aplicativos e serviços muito badalados, tendencialmente estão mais vulneráveis a ataques devido a ataques, portanto, embora isso implique em abrir mão de algumas “mordomias”, o ideal é sempre que possível lançar mão de produtos, serviços, e até mesmo gadgets e Os de empresas menores e menos badaladas, dessa forma, o risco de exposição sabidamente será menor.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: