Topo

Aniversário do Google: Confira algumas curiosidades sobre os doodles

Comente

Recentemente uma das empresas mais importantes do mundo comemorou seu aniversário. O Google, companhia que realmente acabou tendo um impacto muito importante no mundo todo, completou seus 23 anos de existência no dia 27 de setembro. Na época da sua fundação, foi uma companhia criada a partir da parceria e da amizade entre Sergey Brin, um estudante de graduação de Sanford, e Larry Page, que considerava na época fazer pós-graduação na universidade. 

No ano de 1998, a dupla trabalhou na construção de um mecanismo de busca para a internet. A ideia era oferecer um serviço muito mais efetivo do que os que existiam na época, permitindo que as pessoas conseguissem encontrar os conteúdos de uma forma muito mais assertiva e permitindo que as pessoas buscassem apenas através de palavras-chaves, sem precisar escrever de uma forma mais extensa ou explicativa o que ela estava procurando. 

Este sistema acabou dando origem ao site mais visitado do mundo e a uma variada gama de serviços oferecidos para usuários de internet dos mais variados segmentos. Hoje, de acordo com alguns dados que foram compartilhados pela companhia, são realizadas bilhões de pesquisas e o site está disponível em mais de 150 idiomas. Seus servidores agora estão alojados em mais de 20 data centers em todo o mundo. 

Veja também:

O Google também acabou se tornando conhecido por algumas “brincadeiras” feitas que acabaram se tornando verdadeiras tradições. É o caso dos doodles, que são versões comemorativas feitas a partir do logo da companhia e que evoluíram muito nos últimos anos, passando de simples mudanças gráficas até games complexos que podem ser acessados a partir da página principal. 

Confira algumas curiosidades sobre os doodles ao longo da história do Google:

Primeira homenagem para o Brasil

Como poderia deixar de ser, os primeiros doodles nasceram na versão norte-americana da página do Google. Mas rapidamente eles acabaram sendo adaptados para as páginas de outros países, chegando ao Brasil. De acordo com a história registrada da companhia, o primeiro doodle feito especificamente para os brasileiros foi lançado no dia 28 de junho de 2002, quando o país era um dos finalistas para disputar a final da Copa do Mundo no Japão, contra a Alemanha. 

Chaves na Islândia

Ao longo da sua história o Google fez diversas homenagens para pessoas que foram importantes em suas áreas de atuação. E no segmento artístico foram selecionados alguns astros que realmente se tornaram referência. No ano de 2020, a página resolveu fazer uima homenagem para Roberto Gómez Bolaños, ator que deu vida aos populares personagens Chaves e Chapolin Colorado. A data marcaria seus 91 anos de vida, se não tivesse falecido em 2014. Mas, além dos países do continente americano, o doodle também foi publicado em países como a Islândia e a Itália, mostrando que o ator realmente tinha força em outros locais mais distantes do México.

Doodles da pandemia

Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente que o mundo estava vivendo uma pandemia. A partir deste momento, a empresa resolveu lançar diversos doodles sobre o assunto, como em uma determinada ocasião que o Google fez uma homenagem para os profissionais da área da saúde que estavam atuando na linha de gente. A companhia também agradeceu professores, trabalhadores do setor alimentício, zeladores, pesquisadores, entregadores, motoristas do transporte público, dentre outras profissões. Os mais recentes foram feitos para incentivar as pessoas a tomar as vacinas, de acordo com a disponibilidade de cada país. 

Foco nas mulheres

Além disso, no campo das homenagens feitas a figuras importantes, um dos principais focos da empresa era lembrar a vida e a obra de mulheres que acabaram tendo um impacto profundo na vida das pessoas de um modo geral. Com isso, foram lembradas diversas mulheres que se destacaram em papeis de liderança, além de escritoras, pesquisadoras, artistas, políticas, dentre outras. Dentre as mulheres que já foram homenageadas com doodles estavam Álvarez Bravo (fotógrafa mexicana), Margaret Lin Xavier (médica tailandesa), Maria Teresa Vera (musicista cubana), Connie Mark (combatente britânica), Ruth Asawa (artista e educadora sino-americana) e Olga Orozco (poeta argentina). No Brasil, figuras como Carolina Maria de Jesus (escritora), Dorina Nowill (filantropa e educadora), Dona Militana (artista) e Dercy Gonçalves (atriz).

Joguinhos para passar o tempo

Em determinadas situações, o Google transformou a sua página inicial em uma central de games. Na ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que aconteceu no ano de 2021 em função da pandemia de Covid-19, a página principal ganhou um mundo interativo em homenagem as competições, contando com 7 minigames que contavam a história da Ilha dos Campeões, que foi criada pelo Google para reunir os atletas mais fortes do mudo. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: