Topo

Conheça importantes benefícios da chia para o organismo

Comente

A Chia se tornou um dos alimentos queridinhos das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável para o seu dia a dia. E com razão, afinal de contas, essa pequena semente pode ser considerada bastante poderosa para o corpo, oferecendo uma grande quantidade de impactos positivos. E um dos principais motivos é a grande concentração de ácidos graxos poli-insaturados essenciais que podem ser encontradas na sua composição. 

A semente também acabou se tornando interessante especialmente pela sua versatilidade. Ela pode ser consumida, por exemplo, da sua forma mais natural possível, com a semente sendo colocada por cima de uma salada ou sendo misturada diretamente em sucos, por exemplo. Além disso, a semente também pode ser utilizada sendo misturada em diversos outros produtos. 

A quantidade de fibras que pode ser encontrada na chia também é muito interessante, se tornando um alimento muito interessante para quem busca chegar na quantidade recomendada deste elemento de uma forma mais rápida, sem ter que consumir uma série de outros alimentos. 

Veja também:

Uma porção de 25 gramas da semente chia conta com 8,6 gramas de fibras, o que significa que essa mesma porção acaba suprindo 34% do total de necessidades de consumo de fibras ao longo do dia.

Conheça importantes benefícios da chia para o organismo

Com todo este poder, confira alguns dos principais benefícios que a chia pode oferecer para o organismo de uma forma geral. 

Ajuda a perder peso

Este é um alimento muito interessante para as pessoas que estão procurando maneiras de tornar a sua alimentação mais eficiente para perda de peso. A sua grande concentração de fibras, antes de mais nada, ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo. Com isso, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer ao longo do dia, conseguindo ter uma refeição menos exagerada. 

Previne o surgimento da Diabetes

A diabetes é uma doença que acaba surgindo, na grande maioria dos casos, em virtude de uma predisposição genética. E como se trata de uma doença sem cura, então é muito importante que as pessoas adotem um estilo de vida que vai manter a saúde em dia, sem que o organismo sofra com grandes quantidades de glicose circulando. 

Pode ajudar a manter longe as doenças do coração

Os problemas cardiovasculares costumam ser aqueles que mais afetam a saúde das pessoas de uma forma geral. Além da predisposição genética, as doenças do coração também podem ser evitadas de uma forma mais eficiente quando se adota um estilo de vida mais saudável e também quando as pessoas cuidam da sua alimentação. A Chia pode se tornar uma importante aliada, pois a semente têm uma grande quantidade de ômega 3. Este é um ácido graxo que reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

Controla o colesterol

Este acaba sendo mais um benefício oferecido pelo Ômega 3 e também pelo Ômega 6, que também pode ser encontrado em grandes quantidades na Chia. Elas acabam tendo o poder de controlar o colesterol ruim (LDL), mas ao mesmo tempo ela também consegue aumentar o colesterol bom (HDL). Além disso, a chia também acaba sendo muito interessante pois ajuda a manter níveis um pouco mais baixos de triglicérides na corrente sanguínea. 

Também é uma fonte de cálcio

Quando pensamos em fontes de cálcio, a primeira coisa que acaba vindo na mente das pessoas é o leite. Realmente este é um dos alimentos que mais contam com cálcio e que está inserido na alimentação dos humanos. Mas a chia também pode se tornar uma importante fonte de cálcio, que pode ajudar aqueles que acabam tendo problemas com a estrutura dos ossos. E essa acaba sendo uma informação muito interessante especialmente para as pessoas que acabam tendo problemas com a digestão de lactose, um problema que realmente afeta milhões de pessoas. 

Ajuda a desintoxicar o corpo

Esta pequena semente também conta com uma grande quantidade de antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, que são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir também a formação de radicais libres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. 

Também mantém a mente funcionando

Estudos mais recentes que tinham como principal objetivo entender melhor os benefícios da chia no organismo comprovaram que as sementes também podem ajudar muito a manter o cérebro em pleno funcionamento. O alimento favorece as ligações cognitivas no cérebro, relacionando os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: