Topo

Afinador online: Aplicativos e sites para afinar o seu instrumento musical

Comente

Em outros tempos, para tocar um instrumento musical uma pessoa além de boa técnica, tinha que ter obrigatoriamente os ouvidos bem treinados para conseguir gravar na mente o tom certo das notas musicais a fim de afinar o instrumento de forma precisa. Para o bem ou para o mal, porém, na atualidade a chamada “afinação de ouvido” se tornou praticamente opcional.

Isso se deve ao fato de que hoje existem inúmeros modelos de afinadores à disposição dos músicos no mercado, as opções vão do analógico ao digital, incluindo nesse pacote também aqueles disponíveis no ambiente online, ou seja os famsos afinadores virtuais.

E é exatamente sobre esse último tipo que falaremos na sequência desse artigo, onde apresentamos a você uma lista de boas opções em aplicativos e sites para afinar instrumentos musicais online. Confira!

Veja grandes ferramentas disponíveis para você que toca instrumentos musicais

Bing

Bing

Caso você não saiba (o que é improvável), o Bing é o buscador de internet que não por acaso é o maior concorrente do Google na categoria. Mas assim como a empresa de Larry Page (Google), o motor de busca da Microsoft (Bing) busca agregar ferramentas com o objetivo de facilitar a vida do internauta.

Prova disso, por exemplo, é que o serviço já adicionou um afinador de guitarra/violão e um metrônomo diretamente no buscador, o recurso, contudo, por enquanto só está disponível nativamente para buscas feitas nos Estados Unidos.

Em todo caso, usuários de outros países conseguem acessar o recurso utilizando um site de proxy, nesse caso basta fazer a busca por “guitar tuner” ou “metronome”.

Vale ressaltar que apesar de a ferramenta ser bastante funcional, ainda é importante que o músico tenha um bom ouvido, pois o afinador apenas reproduz o som de cada nota, cabendo então ao músico o papel de encontrar a tonalidade no instrumento.

Já a ferramenta de metrônomo disponibilizada pelo Bing, traz a exemplo do afinador, um visual bem limpo e simples, apresentando, no entanto, uma série de bons recursos para os usuários. Ambas as aplicações são em HTML5, que podem ser acessadas facilmente por smartphone ou tablet.

Jam Play

Jam Play

Agora aqui temos um afinador simples e prático que não por acaso se tornou um dos mais famosos da atualidade. O diferencial dele é que dá ao usuário a possibilidade da afinação digital, que capta o som do instrumento por meio do microfone do computador e torna mais fácil o caminho até a afinação.

E para quem prefere usar o ouvido para afinar o instrumento, também não tem problema, a ferramenta disponibiliza a tonalidade de todas as notas para que o usuário possa fazer a afinação por si mesmo.

Ao optar pelo afinador digital, o músico poderá afinar facilmente seu instrumento. Para isso basta permitir acesso do site ao microfone do computador e ir tocando as notas até que que o ponteiro fique no centro do gráfico correspondente à nota desejada. A ferramenta é disponibilizada em flash.

Afinador Cifra Club

Afinador Cifra Club

E para quem busca uma opção mais direta ao ponto e também brasileira, o afinador do Cifra Club é uma grande opção. Ele é simples mas também oferece tanto a possibilidade de afinação digital quanto manual (reproduzindo o som de cada nota para que o músico encontre de ouvido a tonalidade no instrumento). A ferremanta está disponível para Android e iOS.

Leia também:

Afinador Online

Afinador Online

Para quem gosta de uma ferramenta completa e com bom visual, o destaque da lista é sem dúvida o “Afinador Online”. Ele se apresenta com um design ao melhor estilo retrô e ainda traz recursos extremamente interessantes, como o controle de volume de entrada, opção de afinação digital ou manual e a capacidade de afinar múltiplos instrumentos de corda.

Afinador de Violão

Afinador de Violão

Já o Afinador de Violão é uma ferramenta para quem prefere a afinação manual, que conforme já mencionado, é aquela em que é preciso ouvir a nota e tentar alcançá-la na corda do instrumento que corresponde a ela. O site dá ao usuário a opção de reproduzir a nota de maneira manual ou automática, sendo que também é possível definir o tempo entre uma nota e outra.

Guitar Tuner

Guitar Tuner

Disponível para iOS, esse talvez seja o app mais simples e direto da lista. Ao abrí-lo o usuário só precisa tocar as cordas do instrumento que ele reconheça o tom de cada corda e assim ajude na afinação. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store.

GuitarTuna

GuitarTuna

E aqui temos mais uma grande opção disponível para Android e iOS. A ferramenta apresenta um bom afinador digital e ainda traz metrônomo, tabela de acordes, jogos e uma área para aquisição de novos recursos.

n-Track Tuner

n-Track Tuner

Compatível com os principais sistemas mobile da atualidade (Android, iOS e Windows Phone), o n-Track Tuner peca apenas pelo visual poluído, mas compensa com a variedade de recursos e objetividade.

Prova disso é que a ferramenta já abre diretamente no recurso de afinação, por isso, basta que o usuário toque as notas do instrumento para começar a afiná-lo. O aplicativo tem suporte para instrumentos como violão, guitarra, violino, baixo, piano e viola, dentre outros.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: