Um debate que já havia sido levantado em anos anteriores ganhou força novamente na internet nos últimos dias: estaria o Facebook disposto a inserir um botão de “não curtir” para dar aos usuários a possibilidade de manifestar também a desaprovação em postagens feitas na rede social?
Pois bem, o fato é que apesar de a empresa já ter acenado com a possibilidade de incluir esse tipo de recurso em algum momento, por hora o que vem por aí é algo bem diferente do que era esperado por muitos.
Em anúncio oficial o que a rede social confirmou nessa semana foi a inclusão de um conjunto de novos recursos ao botão “Curtir”, por isso ainda não dá pra saber ao certo se na concepção da companhia esse novo recurso seria uma espécie de correspondente ao “não curtir”.
Dito isso, o que se sabe é que os usuários ganharão em breve a possibilidade de usar emoctions para expressar o sentimento em relação às postagens na rede social. Isso significa que ao invés de apenas curtir, todos poderão marcar uma publicação com figuras que traduzem a sensação causada por ela, as opções incluem amor, felicidade, tristeza, surpresa e raiva.
Veja tudo sobre os novos recursos que se juntam ao botão “Curtir” do Facebook
Os primeiros sinais de que uma mudança nesse sentido poderia estar a caminho na rede social foram dados em setembro desse ano, quando o Facebook adquiriu uma patente de um botão com sentimentos.
De acordo com o criador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, o serviço busca sempre levar as pessoas a demonstrarem empatia com o que os outros publicam na plataforma. Os novos recursos, nesse caso, poderiam se encaixar perfeitamente nessa filosofia.
Conforme já mencionado, os usuários poderão marcar publicações utilizando os emoticons de empatia, surpresa, tristeza, raiva, risadas e amor. Na prática o botão de curtir não deixa de existir, mas ele ficará agora ao lado das demais opções.
Leia também:
- Youtube pode lançar nova versão paga e sem anúncios até o fim de outubro
- 16 sites que são incrivelmente úteis e você provavelmente não conhecia
- Saiba como aproveitar ao máximo o Youtube Gaming, nova plataforma lançada pelo Google
Em um primeiro momento, dois países receberão a novidade em fase de testes, depois disso a empresa vai ajustar a ferramenta e decidir se pretende levá-la ou não para outras regiões.
Os usuários da rede social na Espanha e na Irlanda já deverão conseguir utilizar a novidade até esse final de semana e assim como acontece com o botão de “Like”, a nova função deverá funcionar tanto em publicações de usuários comuns quanto nas publicações de páginas.
A escolha dos países para a fase de teste se deu pelo fato de os usuários de Espanha e Irlanda não terem em sua maioria muitas conexões internacionais, o que os caracteriza como bons mercados de testes fechados.
Não obstante, há também o fato de a Irlanda falar inglês, língua nativa da rede social, ao passo que a Espanha surge como uma boa opção para teste com usuários de outro idioma.
Vale ressaltar que internamente, para não gerar confusão entre publicadores e anunciantes, cada uma das expressões atribuídas pelos usuários a uma determinada postagem será equivalente a um “Like”. Dessa forma ao conferir os dados de engajamento de uma página o administrador não terá que lidar com uma nova carga de opções.
A seguir você pode conferir um vídeo divulgado pela rede social que mostra como funcionará na prática a novidade.
Comentários (0) Postar um Comentário