Topo

8 dicas de segurança obrigatórias para proteger sua conta no Facebook

Comente

O Facebook ainda é a principal rede social no mundo inteiro. Mesmo com o surgimento de diversos outros serviços, que oferecem uma experiencia diferente e que agradam a um público mais específico, como é o caso do TikTok, por exemplo, o Facebook ainda domina. E como se tornou uma febre com mais de 2 bilhões de usuários, acabou se tornando também um grande concentrador de informações sobre a vida dos seus usuários. 

Mais do que acabar correndo o risco de ter uma série de informações expostas, o grande problema em relação a segurança é que o Facebook acabou se tornando a porta de entrada para uma série de outros serviços. Isso porque diversos outros serviços e aplicativos começaram a permitir que as pessoas criassem login a partir dos dados do Facebook, e isso acabava dando permissão para que estes apps acessassem algumas informações dos perfis dos usuários. 

Além disso, ainda existe uma série de golpes que também podem acabar sendo aplicados em outras pessoas quando algum criminoso toma posse de um perfil que não é dele. Ele pode, por exemplo, se utilizar da confiança que as pessoas possuem nesta ferramenta para pedir dinheiro ou outros tipos de favores, se fazendo se passar pela pessoa que realmente seria a dona do perfil. 

Veja também:

Por tudo isso, é fundamental que as pessoas tomem sempre cuidado com as contas que são criadas no Facebook.

Confira algumas dicas importantes de segurança para reduzir o risco de cair em algumas armadilhas:

8 dicas de segurança obrigatórias para proteger sua conta no Facebook

Crie e mantenha sempre uma senha forte

Sabemos que nem sempre é possível criar senhas fortes e diferentes para todos o serviços em que nos cadastramos, mas o Facebook pode ser colocado facilmente na lista de prioridades, especialmente por ser muito visado pelas pessoas que desejam aplicar determinados golpes. Com isso, é sempre muito importante criar uma senha forte. E sempre que for preciso trocar, manter uma senha forte, com uma mistura de letras, números e caracteres especais. 

Nunca compartilhe sua senha com ninguém

Mesmo que possa parecer uma dica boba, isso ainda é realmente algo muito comum de acontecer, especialmente quando as pessoas são mais velhas e acham que dependem de pessoas mais novas para conseguir fazer determinadas coisas relacionadas a tecnologia. Por isso, é de fundamental importância que as pessoas não compartilhem suas senhas das redes sociais, especialmente do Facebook, com mais ninguém, pois ela facilmente pode acabar indo parar nas mãos de alguém que pretende fazer alguma coisa de errada com ela. 

Utilize a autenticação de dois fatores

Este é um recurso presente na central de segurando o Facebook e que realmente é muito importante de ser utilizado. Ele basicamente ativa uma segunda camada de proteção na sua conta, justamente para impedir que alguém que tenha tido acesso a sua senha consiga acessar sua conta.

Existem diversas opções de autenticação que podem ser selecionadas, mas uma das mais interessantes é a que permite receber um código pelo smartphone. Sempre que alguém for acessar sua conta no Facebook de um dispositivo desconhecido, ele vai pedir também que seja informado um código que será enviado para o número de telefone cadastrado. 

Encerre sua sessão sempre que não estiver em um dispositivo próprio

Isso é muito importante para as pessoas que costumam acessar sua conta no Facebook em dispositivos que não sejam seus próprios, como um computador público, ou ainda um smartphone emprestado. Ao apenas fechar a janela do navegador ou fechar o aplicativo, a conta do usuário permanece ativa. Sendo assim, qualquer pessoa que entrar ali poderá movimentar a conta como se fosse o seu dono. 

Revise onde sua conta está conectada

Este é um outro recurso que também está disponível na central de segurança do Facebook, e que pode ser acessado tanto pelo smartphone quanto pelo computador. Ele exibe uma lista de dispositivos nos quais a conta do usuário está atualmente com uma sessão ativa. Sendo assim, será possível saber se a conta está sendo utilizada em um outro computador naquele momento, por exemplo. 

Saiba quais aplicativos possuem acesso ao seu perfil

Outro conjunto de informações que o Facebook também exibe para os seus usuários está relacionado aos aplicativos que receberam algum tipo de permissão para acessar determinadas informações do perfil. Por exemplo, aqueles joguinhos que a pessoa entra utilizando o login do Facebook ou aqueles serviços de testes online que também pedem certas liberações no perfil do Facebook. Todos estes aplicativos podem ser revisados e, caso o dono do perfil desconheça algum deles ou simplesmente não queira mais compartilhar informações, basta desativar.

Ative os alertas de login

O Facebook também pode avisar o usuário sempre que alguma pessoa ou alguma máquina tentar fazer acesso naquele Facebook. Essa opção é útil para perceber o quanto antes quando há um login indesejado e tomar alguma ação antes que a pessoa consiga fazer alguma coisa no seu Facebook.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: