Topo

5 benefícios de um ar-condicionado smart

Comente

Os equipamentos de ar-condicionado se tornaram muito comuns nos lares brasileiros ao longo das últimas décadas no Brasil, especialmente com o barateamento deste tipo de tecnologia, além da redução do impacto do valor das contas elétricas no orçamento das famílias, mesmo que isso tenha se invertido nos anos mais recentes. 

Mesmo com o aumento do valor da conta de luz, o ar-condicionado continua sendo muito utilizado pelas altas temperaturas que podem ser registradas em grande parte do ano em todas as regiões do país. O equipamento ajuda a manter um determinado ambiente refrigerado, com uma temperatura mais próxima daquela que o corpo humano sente como sendo confortável. 

Na prática, os equipamentos seguem funcionando como sempre funcionaram. Eles se utilizam de um fluído, chamado R-22, composto de cloro, carbono e flúor, que é colocado para circular entre serpentinas, condensadores e evaporadores, absorvendo o calor que foi sugado do ambiente externo. Mais especificamente, o ventilador suga o ar quente, passando pelo evaporador e, posteriormente, entra em contato com as serpentinas, que absorve o seu calor, tornando-o frio.

Veja também:

Mas, assim como surgiu com boa parte dos equipamentos eletrodomésticos utilizados pelas pessoas no dia a dia, o ar-condicionado se tornou mais inteligente, se utilizando de outras tecnologias que também se tornaram muito comuns dentro da casa das pessoas, como o Wi-Fi, a internet, os smartphones, etc. 

Para aqueles que ainda não entendem bem o que faz um ar-condicionado smart, confira alguns dos seus principais benefícios quando comparado com os aparelhos convencionais:

5 benefícios de um ar-condicionado smart

Controlando diversos aparelhos por um dispositivo

Uma das grandes vantagens dos aparelhos ar-condicionado do tipo smart é a possibilidade de controlar mais de um equipamento utilizando apenas um dispositivo, que seria o smartphone dos consumidores ou outros dispositivos criados para controlar casas inteligentes. Geralmente os usuários contam com aplicativos criados pelas mesmas marcas dos aparelhos e que oferecem a possibilidade do controle pelo telefone, dispensando assim a utilização do controle remoto, pelo menos depois que o equipamento já estiver devidamente configurado. Mas também existem outros aplicativos agregadores, que oferecem a possibilidade de controlar aparelhos de diferentes marcas. 

Controle o aparelho de qualquer lugar

A partir do momento que o ar-condicionado smart esteja devidamente configurado e conectado na rede Wi-Fi da casa, as pessoas poderão controlar o equipamento de qualquer lugar, utilizando o seu telefone. Pela internet, as pessoas poderão ligar o ar antes mesmo de chegar em casa, por exemplo, garantindo um ambiente mais fresquinho. Ou as pessoas podem desligar o equipamento, caso percebam que esqueceram ele ligado ao sair de casa. Outras funções também podem ser acionadas, como a velocidade, temperatura, dentre outros, dependendo da marca. 

Programação de preferência

Este é um recurso que já podia ser encontrado em alguns modelos de ar-condicionado que não eram smarts, mas que se tornaram mais populares nos modelos mais avançados. Os usuários podem configurar perfis de preferência. Sendo assim, uma pessoa que mora na casa e que goste do ambiente mais gelado pode configurar a temperatura dessa forma, já quem prefere mais quente cria o seu próprio perfil. Tudo isso pode ser monitorado e acionado por diferentes smartphones, fazendo com que todos tenham a informação da temperatura atual, por exemplo. 

Eles são Eco-friendly

Na grande maioria dos casos, estes aparelhos são considerados como Eco-friendly, ou seja, se preocupam com o consumo dos recursos, especialmente a energia elétrica, que acaba sendo uma das grandes preocupações de qualquer pessoa que utilize o ar-condicionado no dia a dia. Muitos destes aparelhos contam com um recurso chamado “Geofencing”, uma espécie de "cerca" virtual que desliga o aparelho caso o ambiente esteja vazio. Além disso, alguns modelos são capazes de monitorar quando o clima desejado é atingido, alternando para um modo de manutenção. 

Mais fácil de controlar as despesas

Seguindo na mesma linha do parágrafo anterior, outro recurso muito com neste tipo de ar-condicionado é a possibilidade de controlar os gastos com energia elétrica. Utilizando os recursos inteligentes, eles informam em tempo real a quantidade de energia que o equipamento está consumindo. Além disso, os usuários podem configurar, em determinados aplicativos, os valores cobrados pela energia elétrica para que seja possível saber, de fato, quanto a família vai gastar de energia elétrica, reduzindo o risco de ter surpresas ao final do mês. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: