Topo

Ar condicionado: o vilão da respiração neste verão

Comente

O verão é um época muito aguardada por todos, mas é também uma das mais quentes do ano, pelo que, o uso do ar condicionado acaba se tornando quase que obrigatório em muitas regiões.

Apesar do benefício proporcionado pelo ar condicionado no que diz respeito à amenização dos efeitos do calor, o fato é que o uso desse tipo de aparelho também pode representar alguns riscos à saúde e o motivo é justamente o ar fresco e seco que o mesmo produz.

Na sequência você poderá entender melhor quais são os riscos associados ao uso do ar condicionado, bem como os cuidados que devem ser tomados para amenizar os riscos em relação à saúde.

Ar condicionado: o vilão da respiração neste Verão

ar-condicionado-vilao-verao

Os riscos do ar condicionado

A exposição ao ar condicionado é capaz de produzir ressecamento em regiões específicas das vias aéreas e dos pulmões, tornando o corpo mais vulnerável à doenças. Um exemplo é que o ar costuma ressecar a mucosa nasal que é revestida com cílios vibrantes cuja função é expelir fungos, bactérias e vírus que porventura possam tentar entrar no organismo através da respiração, uma vez ressecada, a mucosa nasal acaba perdendo a eficiência nesse tipo de proteção, tornando a pessoa vulnerável à contração de infecções e outras patologias.

Além do ressecamento das vias nasais, o aparelho, por vezes, não consegue reter todas as impurezas durante o processamento do ar, o que acaba comprometendo a saúde do ambiente no qual o mesmo está inserido.

Leia também:

Como evitar riscos com o uso do ar condicionado?

O mais recomendável é evitar a todo custo a exposição excessiva a ambientes com ar condicionado, entretanto, caso isso não seja possível, recomenda-se que o aparelho seja limpo periodicamente, tanto na parte dos filtros quanto nos ductos internos. Além dos cuidados com o aparelho, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, para que o corpo consiga se manter hidratado por mais tempo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: