Topo

WhatsApp: Confira alguns dos golpes mais comuns e saiba como evitar

Comente

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais utilizados do mundo, presença obrigatória na grande maioria dos smartphones utilizados no planeta. O comunicador realmente se tornou uma daquelas inovações tecnológicas que rompe barreiras e causa uma mudança significativa na vida das pessoas. No caso, na forma como as pessoas se comunicam. 

Além de atender as demandas de pessoas comuns, que só querem ter o aplicativo para trocar mensagens com seus amigos e familiares, o WhatsApp para empresas também se tornou uma solução bastante completa que ajuda as organizações e estabelecer uma comunicação com seus clientes ou possíveis clientes de uma forma muito mais efetiva e barata. 

Não é a toa que, por exemplo, hoje em dia quase ninguém faz pedidos de comida delivery fazendo uma ligação, o que era muito comum até alguns anos atrás. Hoje em dia as pessoas podem se comunicar via WhatsApp, contando até mesmo com alguns aplicativos criados que se utilizam da tecnologia do comunicador para que os pedidos sejam enviados de uma forma muito mais simples e fácil. 

Veja também:

Mas, seja para quem busca o WhatsApp comum ou aqueles que precisam utilizar o WhatsApp corporativo, o aplicativo também acabou se tornando um prato cheio para os bandidos que adoram se aproveitar do desconhecimento, do descuidado e da inocência alheia. Como o Wpp incluiu muitas pessoas que não entendiam muito de tecnologia neste meio, elas também acabaram se tornando alvos fáceis dos bandidos nos mais variados tipos de golpes. 

WhatsApp: Confira alguns dos golpes mais comuns e saiba como evitar

Confira alguns dos principais golpes do WhatsApp e saiba coo se defender das tentativas de crime. 

Aniversário de marca

Geralmente a pessoa recebe uma mensagem pelo WhatsApp de um contato se identificando como uma determinada empresa que afirma que a companhia está comemorando aniversário e que está oferecendo um prêmio para os seus clientes. Mas, antes disso, as pessoas precisam responder algumas perguntas e repassar um questionário para outros clientes. Geralmente essas companhas chegam acompanhadas de links para sites duvidosos, que apresentam uma grande quantidade de anúncios, ou ainda para download de aplicativos ou arquivos maliciosos. E, logicamente, a pessoa nunca ganha o prêmio que foi prometido. 

Auxílio do governo

Na época da pandemia de Covid-19, muitas pessoas receberam mensagens de bandidos que afirmavam ser representantes da Caixa ou do Governo Federal e que utilizavam o Auxílio Emergencial como desculpa para que as pessoas fizessem algo pelo aplicativo. Mas este golpe já existia anteriormente e segue existindo, mas com outros benefícios que ainda são oferecidos pelo governo. Neste caso a tentativa é de roubar dados pessoais ou então informações sigilosas que poderiam fazer com que os bandidos se apossassem de benefícios que, na verdade, seriam direcionados para aquelas pessoas. 

Aplicativo espião

A maioria dos golpes acabam se apoiando justamente na curiosidade que as pessoas acabam tendo naturalmente e até mesmo em algumas vantagens que muitos gostariam de ter sobre outras pessoas. Por isso que um tipo de golpe bastante comum é o que promete que o usuário pode ter acesso a um aplicativo espião que abriria a possibilidade dela ter acesso as mensagens de outros usuários. Logicamente que as pessoas acabam sendo direcionadas para o download de arquivos maliciosos que podem até sequestrar o aparelho da pessoa. 

Roubo de conta

Este também se tornou um golpe muito comum hoje em dia, cujo principal objetivo dos bandidos é que eles tenham acesso e consigam controlar contas de outras pessoas e, dessa forma, solicitar dinheiro para contatos ou então fazer algum tipo de ameaça ou de chantagem. Estes casos quase sempre começam com uma pessoa recebendo uma mensagem ou um contato que, em determinado momento, vai solicitar um código que foi encaminhado para o SMS da vítima. Este código pode ser utilizado pelos bandidos para que eles se apossem da conta da vítima. Portanto, em nenhuma hipótese este tipo de código e de informação deve ser compartilhada. 

Novos recursos para o WhatsApp

São contatos que as pessoas recebem no seus aplicativos com mensagens que prometem que as pessoas podem ter acesso a uma nova versão do comunicador, ou uma atualização do mesmo, com uma série de novas funcionalidades. Mais uma vez as vítimas acabam sendo direcionadas para o download de arquivos que, na maioria dos casos, são maliciosos. É muito importante lembrar que sempre as atualizações de aplicativos devem ser feitas somente pelas lojas oficiais de apps do sistema operacional do seu telefone. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: