Topo

Esclerose múltipla: Relembre famosos que foram diagnosticados com a doença

Comente

A esclerose múltipla é uma doença que, de tempos em tempos, acaba surgindo na mídia com força, geralmente quando uma pessoa famosa acaba descobrindo que sofre do problema. Também é uma doença que causa uma certa comoção, uma vez que pode acabar tendo alguns efeitos problemáticos na vida do paciente. 

De uma forma geral, essa doença pode ser considerada como inflamatória e crônica. Além disso, tudo indica se tratar de uma doença autoimune. Quando as pessoas possuem essa doença, o seu sistema imunológico começa a agir contra o próprio organismo, mais precisamente contra a bainha de mielina, que é a capa que envolve os axônios. Ela é encontrada nos neurônios, portanto a sua ação compromete a função do sistema nervoso como um todo. 

É uma doença que se tornou comuns entre os jovens, sendo que grande parte da população que descobre sofrer do problema está na faixa dos 20 aos 30 anos de idade. Essas pessoas podem ter surtos de uma forma imprevisível, que vão causando dificuldades motoras e também sensitivas. 

Veja também:

Os médicos e pesquisadores ainda não conhecem muito bem as causas dessa doença, mas ela possui fatores genéticos. Ou seja, quando aparece em uma família, a tendência é de que mais pessoas que tenham relação direta com aquele individuo também tenham, em algum momento da sua vida. Ela é mais comum nas pessoas do sexo feminino e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas temperadas. 

Existem diversas pesquisas que visam encontrar tratamento natural para esclerose múltipla, ou tratamento alternativo, mas por enquanto o que realmente é confirmado pela ciência é que determinados medicamentos podem amenizar as crises e os sintomas como um todo.

Também pode ser uma doença complicada de se diagnosticar no começo, uma vez que a sua fase inicial é composta por uma série de acontecimentos sutis. Os sintomas, nestes casos, são transitórios e podem ocorrer a qualquer momento, tendo duração de aproximadamente uma semana. E isso faz com que muitos pacientes acabem não dando muito bola, já que eventualmente os sintomas desaparecem. 

Mesmo para quem opta por fazer algum tipo de tratamento alternativo, o ideal é seguir as recomendações médicas, que geralmente são compostas por receitas de medicamentos corticosteroides. Em um segundo momento, medicamentos que possam ser considerados como imunossupressores e imunomoduladores ajudam a espaçar os episódios de recorrência e o impacto negativo que provocam na vida dos portadores de esclerose múltipla. 

Relembre algumas celebridades que foram diagnosticadas com esclerose múltipla:

Guta Stresser

Esclerose múltipla: Relembre famosos que foram diagnosticados com a doença

Recentemente o caso que acabou fazendo com que a doença passasse novamente a ser muito comentada na mídia foi a revelação de que a atriz Guta Stresser, que ficou mais conhecida por interpretar a personagem Bebel na última versão do seriado “A Grande Família” sofre da doença. Ela revelou que teve os seus primeiros sintomas no ano de 2020, quando estava participando do quadro “Dança dos Famosos”, no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo. Ela afirmou que, durante os ensaios, esquecia as coreografias. 

Cláudia Rodrigues

Outra atriz que também ficou reconhecida nacionalmente por seu papel em uma comédia, Cláudia Rodrigues também teve que se afastar dos seus trabalhos para tratar a doença. A atriz foi protagonista do seriado “A Diarista” e também atuou em alguns outros programas considerados clássicos da Rede Globo, como "Caça Talentos", "Zorra Total", "Sai de Baixo", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Casseta & Planeta, Urgente!".

Ana Beatriz Nogueira

Mais uma atriz que ficou muito conhecida nacionalmente pelo seu trabalho em diversas novelas famosas da Rede Globo, como "O rei do gado", "Caminho das Índias" e "Malhação: Vidas Brasileiras". Seu trabalho mais recente foi em "Um lugar ao Sol". Publicamente a atriz falou sobre a doença apenas no ano de 2018, mas originalmente ela foi diagnosticada no ano de 2009. Com isso, também teve que acabar reduzindo drasticamente a sua carga de trabalho. 

Selma Blair

Saindo um pouco do Brasil, a atriz norte-americana Selma Blair revelou que sofre da doença no ano de 2018. A atriz se tornou conhecida por papeis em diversos filmes de sucesso, tais como "Legalmente loira" e "Segundas intenções”. Em declarações recentes, a atriz afirma que a doença acabou deixando ela completamente incapacitada para exercer sua profissão, uma vez que a memória foi muito prejudicada. 

Christina Applegate

Outra atriz famosa revelou recentemente, no ano passado, que foi diagnosticada com a doença. "Olá, amigos. Há alguns meses, eu fui diagnosticada com esclerose múltipla. Isso tem sido uma estranha jornada. Mas eu tenho tido apoio de pessoas que conheço que também sofrem dessa condição. Tem sido uma dura caminhada, mas como todos sabemos, a estrada tem que continuar. Ao menos que alguém a bloqueie", escreveu ela no Twitter.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: