Topo

Aprenda cuidar da pele do bebê e protegê-lo de alergias

Dicas de educação infantil e informações para pais de primeira viagem, você vê qui no Click Grátis! Aprenda cuidar da pele do bebê e protegê-lo de alergias
Publicidade
Comente

Ter um bebê fofinho e de pele macia, é o sonho de muitas mães, afinal, isso de certa forma é um sinal de que a criança está saudável e bem protegida. Mas para que seu filho não sofra com as temidas alergias e eventuais assaduras na pele, alguns cuidados se fazem necessários.

Como o bebê possui a pele muito sensível por não ter tanta exposição ao sol, sua pele pode sofrer irritação até mesmo em função da escolha de cremes errados ou sabonetes mais abrasivos. Se há histórico de alergia na família, o cuidado com o bebê ainda precisa ser redobrado. A seguir você confere algumas dicas para cuidar melhor da pele da criança.

Dicas para proteger o bebê das alergias

proteger-bebe-de-alergia

Sabonete neutro

Na hora de escolher o sabonete de seu filho, dê preferência ao sabonete neutro, pois ele possui menos álcool, não tem perfume e ainda protege a oleosidade natural da pele. Se o sabonete faz muita espuma é sinal que possui muito detergente e isso não faz bem à pele do bebê.

Publicidade

Procure ler a embalagem para ter certeza de que o produto é feito com glicerina e não que apenas contem glicerina. Se o tempo estiver muito quente e você resolver dar vários banhos na criança, procure usar sabonete em apenas um banho, os outros são apenas para refrescar, já que um é o bastante para a higiene diária.

Óleo de amêndoas

De acordo com pediatras, sabonetes de glicerina já possuem óleos neutros que ajudam na proteção da pele do bebê, ou seja, não será necessário o uso de outros óleos. Mas se seu bebê possui a pele seca, a dica é usar óleo de amêndoas após o banho, pois diferente de alguns cremes hidrantes, o óleo de amêndoas não faz mal à pele da criança.

Atenção à temperatura da água

Quando for dar banho no bebê, é bom ter certeza de que a temperatura da água está em torno de 37 graus. Isso porque, água muito quente pode queimar a pele do bebê, enquanto a água fria pode causar desconforto.

Secando o bebê

Publicidade

A forma com que você seca o bebê e o tipo de tecido da toalha pode influenciar na irritação da pele também. Por isso, a dica é escolher toalhas macias, com tecidos parecidos com os de fraldas de pano. Evite o atrito da toalha com a pele do bebê para não irritá-la e procure secar com movimentos leves retirando a umidade apenas com o toque da toalha.

Leia também:

Roupas frescas

Sim, é comum que seu bebê tenha algumas bolinhas pelo corpo, principalmente quando o clima está quente. Para evitar às temidas brotoejas a dica é colocar roupa fresca na criança e evitar ficar com ela em locais abafados para que não transpire em excesso, pois é o suor que provoca as bolinhas de alergia.

Outra dica é usar talco líquido, que tem o mesmo efeito do talco em pó e deixa a pele do bebê macia e sequinha. Entre as vantagens do talco líquido está o fato dele não possuir perfume e ser de fácil aplicação, assim não há risco do produto ir facilmente para a boca ou nariz da criança.

Não usar amaciantes ou sabão em pó

Na hora de lavar as roupas do bebê, não use amaciante, sabão em pó ou qualquer outro produto que tenha muito perfume. As roupas, mantas e lençóis mantêm um contato direto com a pele do bebê e o uso de produto inadequado pode causar irritação. Por essa razão, especialistas recomendam lavar as roupas, lençóis, toalhas, cobertores e fraldas com sabão de coco em pedra, e não em pó. O sabão de coco é mais neutro.

Evite perfumes ou cremes cheirosos

De acordo com especialistas, pessoas que mantêm um contato direto com o bebê, devem evitar o uso de perfumes e cremes muito cheirosos, pois eles poderiam causar irritação na pele do bebê.

Protetor solar

Protetor solar de bebê deve ser do tipo neutro e sem PABA que é um tipo de item que pode posa causar alergias. Para isso é só prestar atenção aos rótulos, e dar preferência a produtos desenvolvidos especialmente para crianças. Vale ressaltar que crianças com menos de seis meses de vida não devem usar protetor solar, até porque não devem ficar exposto ao sol por mais do que quinze minutos por dia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: