Topo

Dicas simples e práticas para você lidar melhor com o clima seco

Comente

Com a chegada da temporada outono/inverno, a exposição ao clima seco se torna inevitável. E isso pode gerar ou agravar alguns problemas respiratórios, trazendo ainda irritações aos olhos, pele, nariz e garganta, além de dores de cabeça.

Por essa razão, alguns cuidados se fazem necessários para quem quer passar pelo clima seco sem sofrer prejuízos no que diz respeito à saúde. Veja a seguir algumas dicas de como se livrar dos problemas de saúde que o tempo seco proporciona.

Como encarar o tempo seco?

Beba mais água

Beba mais água

De acordo com indicações de especialistas, devemos tomar no mínimo dois litros de água diariamente, e em época de clima seco esse cuidado deve ser redobrado, principalmente por crianças e idosos. Procure manter o corpo hidratado com água, suco de fruta natural, água de coco, frutas e verduras. Outra dica é evitar o consumo de fast-food.

Mantenha a limpeza do lar

Mantenha a limpeza do lar

Ácaros e fungos adoram o clima seco, sendo essa uma das razões pelas quais as doenças respiratórias se manifestam mais nessa época, o que é agravado pela poeira. Diante disso, é importante que a limpeza da casa seja mantida, principalmente em dias secos, procure passar pano úmido nos móveis e chãos para se ver livre da poeira e consequentemente dos fungos e ácaros.

Leia também:

Clima fresco

Clima fresco

Outra dica importante é manter o sono mais fresco, a dica é manter os quartos arejados e umedecidos. Para isso vale deixar no quarto algumas toalhas molhadas, reservatórios de água ou mesmo um umidificador, se você pode ter um.

Mantenha os olhos lubrificados

Mantenha os olhos lubrificados

Olhos secos estão entre os maiores problemas enfrentados pelas pessoas em clima seco. Para evitar esse transtorno de olhos secos e irritados, a dica é usar soro fisiológico. O colírio também é alternativa, mas nesse caso só deve ser usado com prescrição médica.

Cuidados com a pele

Cuidados com a pele

O clima seco afeta a pele drasticamente, deixando-a ressecada e feia. Para evitar esse problema, a dica é investir em creme hidratante, para que sua pele fique bonita. O filtro solar também pode ser útil e é bom evitar banhos quentes e longos, evitando também o uso de buchas e sabonetes em barra, pois estes são mais agressivos á pele.

Esportes

Esportes

Mesmo em tempo seco você não deve abrir mão da prática de exercícios e esportes, mas é preciso atenção ao tipo de esporte praticado. Com o clima seco o corpo fica mais venerável e se cansa mais rápido, a garganta arranha e os olhos ficam irritados.

Por essa razão a dica é praticar exercício físico nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde e à noite, quando o tempo está mais fresco e o clima seco já não causa tanto transtorno.

Caso o clima seco esteja incomodando e seu tempo livre para o esporte seja em horários mais quentes, vale investir em esportes na água, como a natação, por exemplo. Ambientes com piscinas costumam ter uma umidade melhor do que outros locais abertos, o que evita problemas respiratórios causados pelo clima seco.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: