Topo

Dicas para pais: mitos e verdades sobre a criação de gêmeos

Comente

É sempre uma surpresa quando os pais descobrem que filhos gêmeos estão a caminho. Tudo se transforma em um misto de alegria, medo e preocupações. Os pais normalmente acreditam que as emoções e o trabalho serão redobrados com a chegada dos gêmeos, já que as duas crianças em tese mereceriam cuidado igual.

Mas será que isso é verdade? A seguir você confere o que dizem especialistas e desvenda alguns dos mitos mais comuns sobre os cuidados com filhos gêmeos. Veja!

Tudo o que você precisa saber sobre ter filhos gêmeos

Tudo o que você precisa saber sobre ter filhos gêmeos

O figurino dos gêmeos precisa ser sempre igual

Mito. De acordo com psicólogos, a maioria dos pais que possui gêmeos, costuma tratar as crianças como se fossem uma pessoa só. Com isso acabam vestindo as crianças com roupas iguais, confundindo os nomes e fazendo os mesmos lanches para que possam levar para a escola quando já estão crescidinhos.

O fato, porém, é que o correto seria que os pais observarem quais são as características de cada criança para respeitar suas respectivas preferências, uma criança pode gostar de maçã e a outra odiar, por exemplo. É muito importante que os pais atendam desde cedo as necessidades particulares de cada criança para que ela desenvolva mais cedo sua personalidade.

Os gêmeos são rivais

Verdade. É muito comum que irmãos tenham uma certa rivalidade, isso sendo eles gêmeos ou não. Na maioria das vezes é um gesto de crianças que tentam chamar a atenção dos pais e familiares.

Agora, entre irmãos gêmeos essa rivalidade pode ser mais forte, uma vez que cada um procura de destacar de uma determinada forma e tudo o que as pessoas veem é que ele possui um gêmeo. É importante que os pais dividam por igual à atenção com os filhos, para que nenhum se sinta deixado de lado ou menos importante.

Leia também:

A mãe nunca confunde seus filhos

Mito. Os gêmeos idênticos podem fazer inicialmente até mesmo os próprios pais se confundirem na hora de identificar quem é quem, o que não quer dizer que eles sempre vão confundi-los.

Para evitar a troca de nome dos gêmeos, é importante que eles já saiam da maternidade com algum objeto que possa distinguir um do outro, como por exemplo, ainda que seja uma pulseira personalizada com o nome de cada um. Esse simples detalhe é uma gracinha e impede que os pais causem confusões na identificação dos filhos.

É importante buscar o preparo para lidar com gêmeos

Verdade. De acordo com especialistas, os pais de gêmeos precisam se preparar para educar os gêmeos de forma simultânea, caso contrário, pode-se comprometer o desenvolvimento das crianças.

Se o casal vive em harmonia, será mais fácil dar educação às crianças, porque haverá um dialogo entre pai e mãe na hora de tomar alguma decisão sobre o futuro dos pequenos. Isso ajuda a passar segurança para as crianças, o que contribui para que elas encontrem a individualidade.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: