Topo

Equívocos que muitas mães cometem pensando estar fazendo o melhor para os filhos

Dicas para pas de primeira viagem, você confere sempre aqui, o no Click Grátis! Equívocos que muitas mães cometem pensando estar fazendo o melhor para os filhos
Publicidade
Comente

Toda criança pode levar um certo tempo para aprender como se expressar claramente, com isso a maioria delas adquire algum tipo de hábito ou conjunto de atitudes repetitivas que para os pais podem servir como sinais de que ela precisa de algo.

Mas interpretar sinais de filhos pequenos não é o único desafio de pais e mães. Também é preciso, por exemplo, saber lidar com o processo educacional da criança, o que invariavelmente implica tentativa, erro e aprendizado. Sabendo disso, resolvemos mostrar a seguir alguns erros comuns que pais cometem pensando no bem dos filhos e que deveriam ser evitados.

Erros cometidos pelos pais com as melhores das intenções

Erros cometidos pelos pais com as melhores das intenções

Dizer sempre que “não pode”

Publicidade

Por tentar proteger os filhos, muitos pais e mães costumam ter uma filosofia negativa incutida inconscientemente em suas atitudes. Como reflexo disso, frases com o “não”, tais como “não faça isso”, “não suba aí”, “não brigue”, dentre outras, costumam ser recorrentes. Segundo especialistas, este é um grande erro.

Quanto maior a quantidade de “nãos” que você diz para seu filho, mais sua palavra deixa de fazer sentido. O não sem uma razão lógica, se torna banal. Ao invés disso, é preciso mostrar para criança o que realmente é certo e errado e lhe explicar o motivo.

O ideal seria trocar as palavras, deixando o “não” apenas para situações de risco. Exemplo disso é que em vez de dizer “não brigue com seu irmão”, você pode dizer: “trate seu irmão com carinho”, ele também merece isso.

Ser histérica

Publicidade

As crianças aprendem desde cedo o tom de voz de sua mãe, portanto, sabem quando ela está falando sério. Isso não significa que as mães devem gritar a todo o momento para serem respeitadas. Quando precisar deixar claro o que deseja dizer ao seu filho, procure usar um tom de voz mais grave e baixo, dessa forma a criança vai perceber que você está sendo firme no que diz, sem ofendê-lo com gritos histéricos.

Fazer ameaças

Fazer ameaça é algo desnecessário na vida, isso pode fazer com que você perca completamente o foco que é educar e orientar seu filho ao que é correto. Procure mostrar para a criança o que é real, para que ele aprenda que tudo na vida tem consequências.

Leia também:

Não dar explicações

É mais fácil obedecer a uma regra quando ela é compreendida. Quando você diz para seu filho que não deixa ou ele não pode fazer algo, isso vai causar frustração maior nele não por ele ter sido proibido, mas principalmente por não entender o real motivo da negação.

E sim, existirão situações em que a explicação poderá ser complexa, mas é bom explicar de uma forma que a criança possa entender, usando palavras e exemplos simples.

Dar muito sermão

Você gosta de ler “textão” sobre qualquer coisa nas redes sociais? Pois bem, a maioria dificilmente faz isso. Por que você acha que, uma criança, que por natureza não tendem a dar atenção a algo por muito tempo, vai querer se concentrar em longos sermões? Não faz sentido. Por isso quando for falar com seu filho procure ser simples, direta e o mais claro possível nas colocações.

Usar comida como moeda de troca

Muitos pais costumam comprar as crianças com suas comidas preferidas para que elas se comportem da maneira que eles desejam. Evite usar esse meio como punição ou recompensa. Isso deixa a criança mal acostumada e pode torná-la interesseira no futuro.

Não cumprir o que prometeu

Esse é um dos erros mais comuns dos adultos. Lembre-se que quando fizer um acordo com seu filho ele deverá ser honrado por ambos os lados. Antes de fazer qualquer acordo ou promessa de punição procure saber se será valida a estratégia, ou se você poderá cometer algum deslize e perder sua palavra.

Ceder à pressões

É muito importante que os pais sejam firmes em suas palavras e não cedam a nenhum tipo de chantagem da criança. As crianças estão sempre testando os limites de seus pais. Uma vida sem limites pode deixar seu filho com dúvidas sobre o que é certo e errado, uma vez que você se mostra flexível em alguns momentos.

Tirar a autoridade de outro adulto perto da criança

É muito comum que um cônjuge em algum momento de discussão tire a autoridade do outro, isso pode fazer com que o filho entenda que as regras de determinada pessoa não precisam ser seguidas. É muito comum que os pais pensem de forma diferente quanto à educação da criança, mas essa conversa deve acontecer longe dela.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: