Topo

A criança faz bagunça ou pirraça na hora de dormir? Veja dicas para evitar

Dicas para pais de primeira viagem, você confere sempre aqui, no Click Grátis! A criança faz bagunça ou pirraça na hora de dormir? Veja dicas para evitar
Publicidade
Comente

Quando chega a hora de dormir, seu filho começa a procurar várias coisas para fazer, ou começa com as birras para não ir para cama? Pois bem, ninguém está livre desse tipo de problema, o que naturalmente gera muito desgaste e estresse nos pais.

Isso pode até soar um pouco controverso quando observamos que as crianças sentem mais sono que os adultos e por isso precisam dormir o suficiente para que o desenvolvimento não seja prejudicado. Então como podem resistir ao sono quando chega a hora de ir pra cama?

Pois bem, a verdade é que muitas vezes são os próprios pais quem geram o comportamento “rebelde” das crianças na hora de dormir. Isso porque alguns hábitos e atitudes podem contribuir bastante com esse cenário e levar a criança às típicas “pirraças pré soneca”, por assim dizer. Sabendo disso, decidimos apresentar a seguir algumas dicas que podem ajudar a amenizar o problema. Veja!

Como evitar a pirraça da criança na hora de dormir

Como evitar a pirraça da criança na hora de dormir

Horário certo

Publicidade

Uma dica é usar o relógio como guia para que seu filho entenda que ele deve ter um horário determinado para dormir. A partir do momento que ela perceber que possui um horário certo para ir para cama, ele tende a aprender a administrar melhor o seu tempo para fazer tudo o que precisa antes que o dia termine.

Dessa forma você ajudará seu filho a se tornar uma pessoa mais organizada e ele por consequência poderá obter um bom desempenho durante o dia. Quando a criança se conscientiza de que possui um horário certo para dormir, ela deixa de fazer birra para ir para cama e seu organismo se adapta, o que faz com que ele sinta sono sempre no mesmo horário.

Brincadeiras

Publicidade

Brincadeiras antes de ir para cama são bem-vindas, mas, os pais devem orientar as crianças na direção de atividades mais leves nesse horário, propondo principalmente brincadeiras que estimulem o sono, como por exemplo, jogos de cartas. Não é recomendado praticar atividades mais intensas antes de dormir, pois elas dispersam o sono e deixam a criança agitada.

Companhia para o sono

Outra dica para os pais é a de escolher um objeto que indique para o filho que é a hora de dormir, pode ser um travesseiro, fralda, boneca ou até um bicho de pelúcia, respeitando sempre, é claro, a faixa etária recomendada para cada item. Algumas crianças adoram dormir com seu brinquedo preferido e isso é muito bom para que eles se sintam mais seguros dormindo sozinhos.

Leia também:

Ritual

A hora do sono deve ser transformada em um ritual diário e deve ser respeitada sempre. Procure seguir sempre algumas regrinhas diárias e repeti-las todos os dias, dessa forma seu filho saberá qual é o passo a passo e terá a exata noção do momento certo de dormir.

Um exemplo de ritual pode ser: tomar banho, vestir o pijama, levá-lo ao banheiro, contar-lhe uma história tranquila, fazer uma prece caso sejam religiosos e finalmente dar-lhe o beijo de boa noite. Fazer tudo sempre da mesma forma dará segurança à criança e ajudará a evitar gritos e correria pela casa.

Porta fechada

Após conversar com a criança e fazer todo o ritual, é preciso dar o beijo de boa noite e sair do quarto. Não se deve esperar a criança pegar no sono, pois além de não ajudar, isso atrapalha. A lógica é que ao ver que os pais ainda estão por perto, a criança demore mais para dormir, já que vai querer conversar ou brincar.

Para que os pequenos durmam no horário certo é preciso deixá-los sozinhos no quarto. Para tranquilizá-los, os pais podem dizer que estão no quarto ao lado (desde que isso seja verdade) e que ficarão atentos a qualquer coisa que precisem. A criança saberá que diante de qualquer problema poderá chamar os pais.

Sem forçara barra

Quando a criança não seguir os horários estabelecidos, é preciso ter paciência. Se ela não mostrar nenhum sinal de que está com sono, de nada vai adiantar deixá-lo no quarto sozinho por horas. Nesses dias é melhor levar a criança para a cama somente no momento em que ela apresentar sinal de sono.

Proteção

Se mesmo seguindo essas dicas seu filho não pegar no sono, um momento de conversa pode ser bem-vindo. Nesse bate-papo o objetivo é sentar com a criança para procurar entender a raiz do problema. No diálogo também é importante que os pais procurem transmitir a sensação de proteção a ela, pois na maioria das vezes os pequenos possuem mais medo (da solidão, do escuro, etc) do que da falta de sono.

Nada de dormir na cama dos pais

Quando a criança dorme com os pais elas apresentam alguns problemas, como ansiedade, insegurança e problemas psicossomáticos. Além do mais o casal perde a privacidade e isso pode pesar na relação. Dito isso, é bom evitar deixar o filho dormir no mesmo quarto. O ideal é estabelecer um limite, ou seja, mostrar aos pequenos que isso só acontecerá em situações extremas, como emergências ou doenças graves.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: