Topo

8 dicas para se divertir com as crianças sem sair de casa nas férias

Comente

Em busca de economia nesse período de crise pelo qual o país atravessa, muitos pais vão abrir mão da viagem nas férias escolares do filho no meio do ano. Só que nem sempre os pequenos entendem essa decisão e podem acabar se frustrando, especialmente se os dias forem marcados pelo tédio.

Para evitar esse transtorno a melhor coisa a fazer é manter as crianças ocupadas, mostrando-lhes que é possível encontrar diversão nas férias mesmo ficando em casa. A seguir você confere algumas sugestões de atividades para se divertir com os filhos em casa mesmo. Veja!

Dicas pra promover a diversão com os filhos sem sair de casa

Cinema em casa

Cinema em casa

Assim como a maioria dos adultos, as crianças também curtem uma sessão de filmes acompanhada de uma pipoca quentinha. E o melhor de tudo é que não é preciso gastar dinheiro no cinema para fazer uma boa programação nesse sentido.

Para isso, basta usar a imaginação, deixar a sala de estar ou o quarto mais aconchegante ou com cara de cinema, escolher um bom filme que as crianças gostem e estourar a pipoca. Isso é diversão garantida, e seus filhos ainda podem convidar primos e amigos para assistirem juntos.

Teatro caseiro

Teatro caseiro

Seus filhos também podem soltar a imaginação em uma peça de teatro. Uma sugestão nesse sentido é: procure reunir peças de roupas velhas, maquiagens que você não usa mais e perucas de carnavais passados, e depois disso deixe que eles criem seus próprios personagens e uma história para apresentar.

Use o sofá como poltronas de teatro e assista seu filho atuando, você vai ver que há um verdadeiro ator ou comediante em seu lar.

Leia também:

Sessão de histórias narradas

Sessão de histórias narradas

Crianças adoram ouvir e contar histórias, procure estimular seu filho a ler para que possa mergulhar no mundo da imaginação dos contos e aventuras de um bom livro. Para isso, é bom separar algumas horas antes da criança dormir, para ler uma história que seja de seu interesse.

Piquenique diferente

Piquenique diferente

Se ir ao parque não é uma opção e o quintal de casa não é propício a um típico piquenique, separe um local dentro de casa estenda uma toalha, coloque a cesta de piquenique ao lado e convide seus filhos para a diversão. Se tiver mais de uma criança, dá pra dividir as tarefas, um será responsável pelas brincadeiras, outro pelas canções e assim sucessivamente.

Crianças na cozinha

Crianças na cozinha

Criança adora copiar os adultos e muitas têm vontade de ajudar os pais na cozinha, por isso um bom programa de férias é brincar de chef na cozinha. Peça para os filhos escolherem o prato do dia e oriente-os no preparo. Agora, como cozinha não é um ambiente muito seguro para crianças, os pais devem observar a idade dos filhos e policiar o uso de objetos cortantes e fogo.

Artes

Artes

Para soltar a imaginação nada melhor que usar tintas, massa de modelar ou até mesmo boneca de argila. Esse tipo de atividade além de treinar a coordenação motora da criança, ainda pode ser um bom programa em família, um momento relaxante onde cada um mostra o seu potencial artístico.

E no final do dia ainda dá pra usar as pinturas para enfeitar o quarto como uma boa lembrança.

Jogos

Jogos

Quem não curte um pouco de competição, não é verdade? Ainda mais quando o prêmio é algo interessante. Então junte os melhores jogos que seus filhos têm em casa e faça uma competição, vale tudo, desde quebra-cabeça a dominó.

Esse tipo de brincadeira é uma boa oportunidade de ensinar a seu filho que tudo na vida tem um preço e é necessário dedicação para alcançar o sucesso. Procure determinar um prêmio para o ganhador, como escolher o sabor da pizza ou tomar o sorvete preferido.

Acampamento em casa

Acampamento em casa

Não é preciso ir para um lugar isolado pra fazer um acampamento divertido. Se não tiver uma barraca, você pode montar com lona ou lençol e forrar o chão com um edredom macio.

Faça a programação com tudo que rola em um acampamento, trilha pela casa, acústico com voz e violão ou até uma saída na área pra contar as estrelas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: