Topo

Quer ler mais no decorrer do ano? Veja dicas

Comente

Em pleno século XXI, a leitura segue sendo uma das mais ricas fontes de conhecimento. Apesar disso, no entanto, os afazeres do dia a dia hoje acabam impedindo muita gente de ler tanto quanto gostaria. Isso não significa, porém, que o problema seja absolutamente intransponível.

Com disciplina e uma boa dose de criatividade, por exemplo, qualquer pessoa consegue driblar a falta de tempo e devorar alguns bons livros ao longo do ano. E a seguir apresentamos algumas dicas importantes para quem quer seguir esse caminho. Confira!

Dicas importantes para quem quer ler mais nos próximos meses

Prezar pela organização

Definir um método para a leitura é algo indispensável para aqueles que querem absorver a informação de maneira sistemática e consistente. Cada pessoa pode ter um cronograma próprio, o que ninguém deve fazer é abrir mão da criação de um.

Em uma leitura comum, por exemplo, uma pessoa tende a ler em média 20 páginas em 30 minutos. Isso significa que com apenas meia hora diária é possível devorar 7.300 páginas em um ano, o que representa 25 livros de 292 páginas. Uma boa média, não?

Alternar a leitura com dois livros

Muita gente gosta de focar a leitura em apenas um livro ou mesmo em um tipo de conteúdo por vez, mas isso pode ser um erro. De acordo com especialistas, o cérebro se exercita melhor quando o leitor divide a atenção entre dois livros, ainda que seja alternando um capítulo de cada.

Isso significa que manter dois livros por perto é intelectualmente mais interessante que manter apenas um. Quem diria!

Leia também:

Aproveitar os momentos de ócio

Para quem não tem muito tempo para a leitura no dia a dia, a dica é aproveitar a ociosidade no transporte público, seja no trajeto para o trabalho ou na volta para casa. Outro momento interessante para a leitura pode ser o horário do almoço, isso além de tudo pode ajudar a distrair e estimular a criatividade. O mesmo pode ser feito em filas e salas de espera.

Fugir de distrações

Para as leituras que exigem maior reflexão, é importante criar um ambiente à prova de distrações. Isso significa que para a leitura em casa, mesmo aquela antes de dormir, o ideal é manter a TV desligada e o celular longe ou silenciado.

Para quem prefere aproveitar o horário de verão para desfrutar da luz natural do fim da tarde, a dica é procurar um bom parque ou praça pública para praticar a leitura.

Agora quando o período no transporte público e o horário de almoço são as únicas opções de tempo para ler, é bom adquirir um bom fone de ouvido para conectar ao celular e em seguida criar uma playlist com músicas que criem um clima tranquilo para a leitura. Músicas instrumentais leves e MPB’s podem ser boas opções.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: