Topo

Maneiras de fazer uma 'previsão do tempo' apenas observando os sinais da natureza

Comente

Nada pior que aquela chuva que cai de maneira inesperada no momento que você se prepara para sair, não é verdade? E embora exista na atualidade uma série de ferramentas capazes de mostrar a previsão do tempo, vamos convir que no dia a dia nem sempre nos lembramos de consultá-las, o que justifica a surpresa diante de eventuais mudanças climáticas.

Felizmente, porém, se você esqueceu de olhar a ferramenta de previsão do tempo e/ou está impossibilitado de o fazer, saiba que a natureza dá alguns sinais que evidenciam alterações no clima. Para ilustrar isso, apresentamos a seguir alguns desses sinais.

Veja os sinais que indicam mudanças no tempo

Cheiro

Cheiro

Você pode até não acreditar, mas o fato é que nosso nariz possui a sensibilidade necessária para sentir a baixa e a alta umidade no ar. Ele pode detectar fragrâncias que escapam das plantas e ervas quando ocorre as mudanças de umidade.

Aves

Aves

Se ao chegar no fim da tarde, por exemplo, você quiser saber se pode chover a noite, a dica é observar o voo dos pássaros. Quanto as aves voam muito no alto significa que o tempo ficará limpo, mas se elas estiverem voando baixo, é muito provável que chova.

Leia também:

Sapos

Sapos

Os sapos são peritos em saber quando a chuva se aproxima. Se você ouví-los cantando mais alto que de costume, o melhor talvez seja preparar o guarda-chuva, pois a qualquer momento a água pode cair.

Abelhas

Abelhas

Quem também costuma evidenciar a chegada de uma tempestade são as abelhas. Se você perceber que elas estão procurando abrigo, saiba que estão querendo é se esconder da chuva que se aproxima.

Cabelo

Cabelo

Quem possui cabelos crespos e percebe que ele amanheceu com mais frizz que de costume, tem aí um bom sinal de a umidade do dia será alta, o que significa que também pode chover.

Nuvens

Nuvens

As nuvens também são capazes de dar pistas sobre como será o clima no dia. Quando estão brancas elas geralmente evidenciam um dia com tempo limpo, mas quando estão escuras e amontoadas elas sugerem que a tempestade não tarda.

Vale ressaltar, no entanto, que quando há muito vento, há a possibilidade de as nuvens escuras se dissiparem e a tempestade acabar nem chegando, então, vale a pena analisar também a velocidade do vento para saber se as chances de chover são grandes ou pequenas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: