Topo

Dicas para superar o luto no cotidiano

Veja algumas dicas para superar situações de luto no dia a dia.
Publicidade
Comente

Nem sempre ocorrem coisas agradáveis em nossas vidas, o luto eterno por exemplo é um processo de tristeza e angústia onde todos passam depois da perda de alguém querido. Mesmo que seja um assunto complicado, ele é inevitável já que a morte é um acontecimento destinado a acontecer a todas as pessoas, e viveremos situações de luto em algum momento de nossas vidas.

Por mais comum que possa ser, não existem formas de estar totalmente preparado. Não há dúvidas de que esta é um dos acontecimentos de nossas vidas mais difíceis de enfrentar, mas é importante não se lutar contra isto, e sim aceitar o mesmo e respeitar.

Dicas para superar o luto no cotidiano

Outro fator que influencia na intensidade do luto é o grau de proximidade com a pessoa que faleceu. É comum se sentir triste pela perda dos conhecidos ou parentes distantes, mas é algo muito mais doloroso encarar a morte das pessoas próximas.

Procure respeitar sempre seu momento

Publicidade

A nossa mente e o corpo podem reagir ao luto de diversas formas, isto é algo normal já que todos passamos por momentos de choque, que poderão desencadear um apagão de consciência além de algumas condições como tremores, vômito, taquicardia, entre outras coisas que podem ocorrer.

Invista na arte

Caso você sinta que precisa dizer algo para um ente querido, poderá escrever cartas, poesias ou até mesmo compor músicas. Buscar formas de se expressar ajuda no processo de superação de luto, já que oferece um grande significado para a sua experiência.

Procure não se sentir culpado

Não temos um controle sobre acontecimentos da vida e que estamos onde deveríamos estar. Pensar algumas coisas, apenas torna o momento ainda mais doloroso, esse tipo de sentimento é legítimo, mas se agarrar a uma culpa, não irá aliviar o luto.

Publicidade

Procure não ficar culpado por sensações de alegria se ela vier, procure aproveitar esse momento já que é necessário dar um tempo para si mesmo para recuperar as forças.

Certamente a pessoa que se foi não será esquecida ou deixará de ser importante, o tempo somente irá fazer seu trabalho e tornar aquela dor sufocante em uma saudade de bons momentos vividos.

Se necessário busque por ajuda

Veja também:

Cada pessoa age de uma forma diferente, e superar um luto eterno é um processo totalmente individual, requer paciência e muito carinho. Procure ser gentil consigo mesmo durante a difícil caminhada, na maioria das vezes você deve cair, e precisa de ajuda para levantar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: