Topo

Dicas para lidar com o luto no dia a dia

Comente

Um processo normal de nossa vida é o luto, este que precisa sempre ser vivido e superado. Ao longo de carreiras clínicas, médicos acompanham diversas pessoas em processo de luto. São pessoas que perdem seus pais, cônjuges, filhos, irmãos, avós, amigos, animais de estimação, pacientes, entre outros. A partir disto é possível afirmar que nenhuma perda é igual a outra, mas sim uma experiência única e individual.

Toda a situação irá depender de uma história construída que se perdeu, laços envolvidos, papéis desempenhados um na vida do outro, além da resiliência de quem sofre a perda e como tudo ocorreu.

Dicas para lidar com o luto no dia a dia

Veja algumas dicas para pessoas que perderam um ente querido.

Procure respeitar o momento de choque

Veja também:

Todos quando sofremos uma perda temos um momento de choque inicial. Essa é uma reação que ocorre por conta de nosso ego não ser capaz de absorver a realidade da notícia e por uma defesa existe uma paralisia de emoções e capacidades de perceber o entorno. Essa é uma reação que poderá durar minutos, horas ou dias, e a pessoa tende a manter a vida interior rica de ilusões relacionadas a quem partiu.

Respeite este momento de choque, e se você estiver ao lado de alguém neste estado, procure acolher a pessoa enlutada que pouco a pouco deverá conseguir e compreender a realidade.

Cada pessoa possui um tempo para encarar a realidade de perda

É bastante comum que pessoas enlutadas passem por uma fase de negação, demonstrando uma resistência a perda evitando assim um desequilíbrio psíquico. Nesta situação a expressão emocional poderá ficar bloqueada, ou se tenta negar a perda procurando esquecer o ocorrido ou evitando ainda pensar no assunto. É possível que ocorra uma reação hiperativa onde a pessoa age como se nada tivesse acontecido, e busca atividades para evitar entrar em contato com a sua dor. Este é um período que tende a ser passageiro, mas que preocupa quando é estendido sem o espaço para as outras reações naturais.

É fundamental consolar a dor

A superação de luto leva tempo e cada um possui um período para digerir sua perda. Algo comum é que você possa sofrer por um tempo, e ter dificuldade de encarar a realidade, vontade de ficar isolado, e que a vida perca o gosto. Mas você não deve passar por isto sozinho, vale a pena contar com alguém que você confia e se sente á vontade para dividir estes momentos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: