Topo

Aprenda a limpar e manter a casa organizada com estas 7 dicas incríveis

Comente

Manter a casa limpa e bem arrumada e organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Até algumas décadas atrás, pessoas que moravam sozinhas eram raras quando comparada a quantidade de famílias numerosas que viviam debaixo do mesmo teto. E, nesta estrutura, quase sempre existiam as pessoas que eram responsáveis pela limpeza e organização dos lares, quase sempre as mulheres matriarcas. 

Os tempos mudaram. Hoje em dia grande parte das mulheres já não aceitam mais o papel de “dona do lar” e procuram formar de ganhar o seu dinheiro com uma carreira própria. Além disso, a quantidade de pessoas que optam por viverem sozinhas é grande, e muitas fazem esta escolha quando ainda são jovens, tendo que dividir o tempo entre casa, trabalho, estudos, relacionamentos, lazer, etc. 

Por isso, a limpeza da casa pode acabar se tornando um dos principais desafios enfrentados pelos jovens que optam pela aventura de morarem sozinhos pela primeira vez nas suas vidas. Mais do que dominar algumas técnicas, o processo de limpeza pode ser mais ou menos pesado de acordo com o estilo de vida e com as escolhas que estas pessoas fazem no seu dia a dia, e não apenas no momento da limpeza de fato. 

Para ajudar a criar uma rotina de limpeza e organização da casa, confira essas dicas:

Faça uma boa limpeza no vaso sanitário

Veja também:

Na hora de lavar o banheiro, um dos momentos mais complicados para muitos, saiba que o vaso sanitário é aquele que vai acabar causando o maior impacto. Pois é dele que acaba saindo grande parte do mau-cheiro que fica no banheiro. Para isso, utilize sempre uma boa água sanitária e uma bucha apropriada para que ela consiga alcançar todos os cantos do vaso e elimine todas as sujeiras. 

Utilize produtos menos agressivos no box

Ainda no banheiro, o box e outro elemento importante que deve ser limpo com um certo cuidado. Como eles podem acabar riscados ou quebrados, é muito importante optar por produtos que sejam menos agressivos mas que, mesmo assim, consiga promover uma boa limpeza. É o caso do sabão neutro, subestimado por muitos mas que sempre consegue um excelente resultado. Já para os rejuntes manchados ou para o limo que pode se acumular, existem produtos específicos que precisam ser utilizados, sempre de acordo com as instruções do fabricante. 

Solução para limpeza de box de vidro

Caso o box seja de vidro, o processo de limpeza pode ser mais complicado, já que mesmo durante o processo de limpeza ele pode acabar ficando com aquele aspecto de engordurado que acaba acabando com todo o esforço de limpeza. Uma dica interessante é utilizar uma solução de vinagre branco, água e sabão neutro. Utilize uma esponja macia para passar essa solução por todo o box, o que pode ajudar bastante na hora de conseguir um vidro realmente transparente. 

Elimine tudo que não estiver sendo utilizado

Já partindo para a organização da casa como um todo, é muito importante não ser um acumulador. Isso vai acabar fazendo toda a diferença não apenas no dia a dia da casa, mas principalmente quando as pessoas precisam parar para fazer uma faxina maior. Além de não ter um monte de coisas pelo caminho, estes itens desnecessários que vão se acumulando geralmente são grandes acumuladores de poeira, que rapidamente podem se espalhar pela casa. 

Tenha alguns acessórios básicos

Não é necessário sair comprando todos aqueles itens mágicos que acabam aparecendo nas propagandas e prometem muito mais do que realmente fazem. Mas existem alguns que podem ser considerados como coringas e que vão acabar ajudando muito no dia a dia da limpeza. Um espanador eletrostático, por exemplo, ajuda a remover a poeira sem espalhar ela pela casa. Panos de microfibras também são muito interessantes, sendo utilizados para os mais variados momentos de uma limpeza. Limpadores de janelas e persianas também tornam a limpeza destes itens muito mais práticas e efetivas. 

Fique de olho na ordem da limpeza

Aprenda a limpar e manter a casa organizada com estas 7 dicas incríveis

Quando for fazer a limpeza da casa toda, comece sempre pelos cômodos de trás, para que a pessoa evite ficar passando pelos locais que já foram limpos. Além disso, também é muito importante começar pelo teto, passando pelos locais mais altos, como prateleiras e estantes, e depois ir para o chão. Dessa forma será possível remover toda a poeira que acaba caindo destes locais. 

Não passe pano úmido sobre o chão sujo

Este é um erro de principiante que muitas pessoas que estão começando nesta vida de cuidar da casa vão acabar cometendo. É muito importante não passar pano úmido sobre o chão sujo, sendo que o correto é sempre eliminar a terra ou o pó mais grosso antes, seja com a ajuda de um aspirador ou mesmo com uma vassoura seca.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: