Topo

6 chás diuréticos que vão te ajudar a desinchar

Comente

O corpo humano é composto, em sua grande maioria, por líquidos. Portanto, não é novidade para ninguém que a água acaba sendo fundamental para a manutenção da vida. Mas, como em basicamente tudo quando o assunto é saúde do corpo, é fundamental encontrar um equilíbrio e o excesso de líquido, quando acumulado em determinadas partes do corpo, pode se tornar prejudicial para a nossa saúde. 

Neste cenário entram em cena os diuréticos, que geralmente acabam sendo prescritos pelos médicos em determinadas circunstâncias na forma de remédios. Eles atuam diretamente em determinado órgãos do corpo, como o rim, e interfere no processo de filtração e reabsorção tanto da água quanto dos sais minerais. Como resultado, o corpo acaba produzindo mais urina. 

Quando o corpo aumenta a produção da urina, ele intensifica o processo de eliminação de determinados elementos que se acumulam no nosso corpo e que podem fazer muito mal em excesso, como é o caso do sódio. Quando o corpo está com uma grande quantidade de sódio concentrado no corpo, as pessoas podem acabar tendo problemas como pressão arterial alta e até mesmo quadros mais graves, como insuficiência cardíaca renal. 

Veja também:

Quando existe um acúmulo de líquido em determinadas partes do corpo, também é muito comum que as pessoas tenham a nítida sensação de que elas estão inchadas. E isso realmente acontece, tendo um impacto direto na estrutura do corpo e podendo causar outras doenças. Muitas vezes as pessoas podem até achar que estão acima do peso, mas na verdade estão apenas com uma retenção de líquidos. 

Por isso existe uma grande procura por chás e ervas que tenham como principal efeito desinchar o corpo. Fora os remédios que podem ser encontrados nas farmácias e que só podem ser ingeridos com a prescrição e a supervisão dos médicos. Mas existe uma grande quantidade de produtos e itens que podem ser encontrados na natureza e que também possuem um e feito diurético. 

6 chás diuréticos que vão te ajudar a desinchar

Confira algumas dicas de ervas naturais e chás para desinchar:

Salsinha

A salsinha é uma das ervas mais utilizadas do mundo na culinária, sendo um toque muito interessante para diferentes receitas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que essa erva também pode ser ingerida no formato de chá. De acordo com pesquisas médicas, o chá de salsinha pode ajudar muito na retenção de líquidos. 

Além disso, essa erva também conta com uma grande quantidade de flavonoides, compostos capazes de se ligar aos receptores de adenosina A1 e que reduz a ação dessa substância, aumentando a produção de urina. Para fazer um chá de salsinha, basta lavar e picar um ramo da erva e colocar na água fervente. 

Dente-de-leão

Uma planta que pode ser um pouco complicada de encontrar em determinadas regiões do país, e que geralmente já é encontrada no seu formato seco e desidratado. Ela também tem a capacidade de aumentar a produção de urina e também eliminar a retenção de líquidos, pois é rica em potássio, mineral que atua diretamente nos rins. A forma de fazer o chá é basicamente a mesma das outras ervas, misturando 15 gramas das folhas e raízes com 250 ml de água fervente.  

Cavalinha

Uma erva natural muito interessante para quem está procurando uma forma de conseguir eliminar um excesso de líquido que possa estar no corpo é a cavalinha. Mesmo que existam poucos estudos científicos que comprovem essa eficácia, uma revisão feita no ano de 2017 conta que o efeito diurético da cavalinha pode ser comprado com os efeitos de um dos remédios diuréticos mais consumidos do mundo: a hidroclorotiazida. 

Hibisco

O hibisco se tornou um produto natural que acabou sendo bastante incorporado pela indústria alimentar como um todo, especialmente para dar uma coloração um pouco mais avermelhada para determinados tipos de preparos e alimentos. Mas esta planta natural também pode ser preparada no formato de chá e ingerida para produzir maior quantidade de urina e, desta forma, eliminar uma maior quantidade de sódio que possa estar no corpo. Mas atenção no preparo deste chá, pois como se trata de uma planta mais forte, são necessárias apenas 2 colheres de sopa para fazer 1 litro de chá. 

Funcho

Um dos chás mais consumidos no Brasil, muito indicado para tratamento de problemas e indisposições estomacais, o funcho também pode ser interessante como uma erva que desincha o corpo, eliminando uma quantidade excessiva de líquidos que possa estar acumulada. Para fazer o chá, neste caso deve-se utilizar as sementes. 

Chá verde

O chá verde é um composto que geralmente é encontrado já pronto para o preparo. Ele é rico em cafeína, uma substância que já conta com um grande poder diurético. Por outro lado, algumas pessoas mais sensíveis a cafeína podem acabar sentindo alguns dos efeitos principais, como aumento excessivos de energia. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: