Topo

7 conselhos antigos que não fazem sentido, mas você provavelmente já ouviu

Comente

Muitos dos conselhos dados por amigos e familiares podem ter uma utilidade enorme no dia a dia, mas a bem da verdade, existem também muitos outros sem um mínimo de fundamento. Estes, muitas vezes são os casos dos que passam de geração para geração, ou seja, aqueles transmitidos de pai para os filho.

O detalhe, porém, é que uma grande parte dos conselhos antigos que você provavelmente já ouviu de um ente querido, não só não fazem o menor sentido, como também nunca o fizeram. Eles simplesmente se tornaram populares por terem surgido em uma época onde o acesso à informação era muito mais difícil.

Mas como ninguém precisa viver na ignorância e nem mesmo sair por aí difundindo mitos infundados, é hora de conhecer a verdade sobre alguns dos conselhos errados que muita gente já ouviu. Confira!

Conselhos antigos que não passam de lendas

Conselhos antigos que não passam de lendas

Tire o dedo do nariz, se não ele vai ficar enorme

Pode não ser nada bonito e até mesmo anti-higiênico passar o dia com o dedo metido no nariz, certo? Apesar disso, porém, a verdade é que esse hábito, ainda que questionável, não tem o poder de aumentar o tamanho do nariz como muitos diziam antigamente.

O que determina o crescimento do nariz, é antes de qualquer coisa a genética da pessoa. Fora isso, algumas alterações drásticas como as causadas por fraturas ou mudanças acentuadas no padrão respiratório podem causar o crescimento do órgão.

Vale dizer que dos 10 aos 15 anos é um dos períodos em que o nariz mais cresce, portanto, nada de ficar criando teorias da conspiração se esse for seu caso.

Melhor colocar um pano no espelho para não atrair raios

Ainda hoje, em algumas regiões do país, muita gente acredita que o espelho pode atrair raios para dentro de casa. Como medida de segurança, algumas pessoas costumam colocar um pano na frente do espelho, já que isso em tese seria suficiente para evitar uma eventual descarga elétrica.

A verdade é que isso não passa de outro grande mito. De acordo com pesquisadores, a origem da lenda deve ter se dado na época do Brasil colonial, uma época onde os espelhos possuíam grandes molduras metálicas que chegavam até o chão.

Como qualquer objeto metálico em contato com o chão está sujeito a atrair raios, é possível que alguns incidentes envolvendo raios e espelhos tenham ocorrido, o que está diretamente relacionado ao metal e não ao espelho.

Pare de se masturbar demais, senão vai ficar com peitinhos duros

Conselhos acerca da masturbação é algo que provavelmente a maioria das pessoas já ouviu. Uns diziam que a prática fazia crescer pelos nas mãos, outros diziam os peitos ficavam duro, enfim, a lista sempre foi grande.

A verdade, porém, é que o prazer solitário nunca causou nada disso, muito pelo contrário: além de ajudar a aliviar a tensão e o estresse da mesma forma que o sexo, a masturbação pode ajudar no autoconhecimento do corpo.

Agora, como tudo em excesso pode causar problemas, pode não ser bom passar o dia todo brincando com as partes íntimas, certo? A manipulação excessiva pode causar uma eventual irritação, seja no pênis ou na vagina.

Desligue a TV, senão vai ter problemas de vista

Esse é clássico. Não são poucos os pais que já aconselharam e até ordenaram os filhos a desligarem a TV para que pudessem evitar problemas de vista. Apesar de a causa ser nobre, no entanto, a verdade é que o simples fato de assistir TV não traz risco algum para a visão.

O máximo que pode acontecer no caso de excessos, é o surgimento de alguma dor de cabeça ou ressecamento nos olhos, mas os efeitos são facilmente revertidos.

Leia também:

Pare de jogar videogame na TV, senão ela vai queimar

Esse é outro mito comum envolvendo a televisão. Nos anos 80 e 90, se uma criança pedia para conectar o videogame na TV e/ou ficava muito tempo jogando nela, os pais logo apareciam para dar uma bronca. O argumento mais comum era o de que a TV podia queimar por causa do excesso de horas jogadas.

A verdade, no entanto, é que isso nunca foi verdade. O que pode estragar o aparelho televisor é a quantidade de horas de uso, o que se aplica ao tempo gasto com qualquer atração vista na telinha, de novelas a filmes – ou qualquer programa – e não apenas ao período dedicado ao videogame.

O que poderia acelerar o desgaste da TV de modo geral seria a exibição de imagens estáticas por um período muito longo, mas a maioria dos jogos e programas possuem recursos para impedir isso.

Pare de dar café à criança, senão ela não vai crescer

Esse pode até não ser tão comum quanto os demais conselhos da lista, mas ainda assim, em um passado não tão distante, não era difícil encontrar alguém falando isso para um amigo ou conhecido.

A verdade, porém, é que não existe qualquer estudo que comprove isso, o que até segunda ordem, é encarado como mito. O que se sabe, é que o café aumenta a pressão arterial e turbina a disposição, afastando o sono, só que ele não emagrece e nem atrapalha o crescimento de ninguém.

Estudos já mostraram, aliás, que a cafeína em pequenas doses, praticamente não prejudica a absorção de cálcio pelo organismo. Vale mencionar, no entanto, que como se trata de um grande estimulante, o café não deve fazer parte do cardápio de uma criança muito pequena.

É melhor pegar catapora infância para não pegar na idade adulta

Em um passado distante, pode até ser que esse conselho fizesse um mínimo de sentido, mas não mais hoje. Um argumento comum sobre o assunto era o de que era melhor as crianças pegarem catapora quando pequenas porque na fase adulta a doença é mais perigosa.

Amparados por esse pensamento, muitos pais chegavam a deixar os filhos brincarem propositalmente perto de outras crianças infectadas pela doença. A verdade, no entanto, é que desde 1998 existe a vacina contra catapora que pode ser ministrada inclusive em crianças a partir dos 12 meses, ou seja, ninguém precisa pegar catapora nem na infância e nem na fase adulta.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: