Topo

7 benefícios que o uso do cartão de crédito pode trazer

Comente

Ainda hoje, o cartão de crédito é encarado por parte da população como algo ruim. A verdade, no entanto, é que se bem utilizado ele pode ser uma excelente ferramenta, seja para a economia doméstica ou mesmo para o âmbito corporativo.

Por mais que às vezes eles sejam encarados como “vilões” da saúde financeira, o fato é que com um mínimo de planejamento eles podem ser verdadeiramente úteis, contribuindo não só com a economia, mas também com a comodidade e facilidade na hora das compras.

Para ilustrar melhor isso, mostramos a seguir uma lista com algumas das maiores vantagens de se ter um cartão de crédito. Confira!

Razões positivas para usar um cartão de crédito

Conveniência

Conforme já sugerimos, entre as vantagens de usar um cartão de crédito estão a comodidade e conveniência que ele proporciona. Ele pode trazer facilidade na hora de algum imprevisto ou necessidade de adquirir um bem um pouco mais caro, sem contar que em alguns casos há até a possibilidade de efetuar saque do limite em caixas eletrônicos.

Segurança

Em tempos de violência e criminalidade, andar com cartão de crédito parece mais sábio que andar com dinheiro na carteira, certo? Além disso evitar a exposição desnecessária no caso de grandes quantidades de dinheiro, o próprio cartão oferece vantagens como seguro contra fraude, perda e roubo, por exemplo.

Esses serviços não costumam custar caro e em determinados casos se traduzem em bom custo x benefício.

Poder de compra

A maioria dos brasileiros não anda esbanjando dinheiro por aí para comprar tudo o que deseja à vista, certo? Pois bem, com um cartão de crédito há sempre a possibilidade de aproveitar uma boa oportunidade de compra, seja usando o recurso do parcelamento ou mesmo ganhando um tempo extra de até 40 dias até o vencimento da próxima fatura. Que tal?

Você pode “ganhar” enquanto gasta

Muitos cartões de crédito também proporcionam programas que bonificam os clientes pelo uso. Exemplo disso são aqueles que oferecem programas de pontos e milhagens. Na prática, esses benefícios se traduzem em brindes, como viagens ou mesmo em produtos úteis no dia a dia.

Organização das informações

Em vez de quebrar a cabeça anotando todos os gastos em um caderninho para fazer o balanço financeiro do mês, porque não usar os relatórios do próprio cartão de crédito?

Muitos serviços modernos hoje já oferecem até mesmo aplicativo para que o cliente possa acompanhar em tempo real os gastos. Assim fica mais fácil entender os juros, impostos e outras questões relacionadas às finanças, o que inclui até mesmo as datas de vencimento das mensalidades de uma eventual compra parcelada.

Leia também:

Economizar

Por mais controverso que isso possa parecer para alguns, a verdade é que o cartão de crédito também pode ser útil para quem deseja economizar. Para isso, no entanto, é preciso organização e criatividade para aproveitar oportunidades de fato rentáveis.

Em uma situação hipotética, por exemplo, o cliente pode conseguir um empréstimo de dinheiro para comprar uma faculdade, imóvel ou até um automóvel, por exemplo, podendo pagar eventualmente uma taxa de juros até menor que a de um financiamento.

Imprevistos

Ninguém está imune a imprevistos, mas, em se tratando de finanças, um cartão de crédito também pode ser útil na hora de contornar essa questão. Para quem não tem um dinheiro guardado para situações de “emergências financeiras”, ele pode ser a salvação.

Sempre pode haver, por exemplo, a necessidade de pagar um eventual conserto do veículo ou mesmo uma despesa repentina com a saúde.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: