Topo

Saiba como ter uma horta em casa

Comente

Saiba como ter uma horta em casa

Você pode ter uma horta em qualquer lugar

Para ter uma horta nem é necessário espaço, você poderá utilizar um parapeito da janela e enfileirar pás para cereal por exemplo com ervas e temperos. Seu trato é simples, basta apenas quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam. Antes de plantar em pás para cereal ou qualquer outro recipiente faça um furo no fundo para drenar a água e não encharcar as plantas.

As mudas podem ficar misturadas

As jardineiras são excelentes para driblar uma possível falta de espaço em apartamentos ou em áreas pequenas, pois podem comportar mudas de diversos tipos. O cuidado deverá ser apenas ao escolher espécies que dividem uma mesma caixa, a hortelã possui suas raízes invasoras que destroem outras espécies. O que se utiliza mais é interessante ter em um vaso separado. Dentre as misturas que dão certo temos o alecrim, tomilho e sálvia, manjericão, anis, carqueja e sálvia, manjericão, manjerona e cebolinhas.

Se utilize de adubos naturais

A horta caseira poderá contar com um luxo de ser orgânica. Já que além de uma torta de nim, que poderá adubar e afastar as pragas e as doenças, é possível se utilizar de húmus de minhoca, ou torta de mamona, que são ricas em nitrogênio e fazem as folhas ficarem bonitas e robustas. Tenha cuidado que a torta de mamona é tóxica para animais e crianças, evite a misturar em farinha de osso, pois os cães são atraídos pelo cheiro. É possível substituir a torta de mamona por torta de algodão.

As folhas aromáticas

Veja também:

As flores do manjericão não devem ficar vivas, se você quiser consumir folhas cheirosas, as inflorescências roubam todo o aroma das folhas, uma dica interessante é as podar com uma certa frequência.

Tenha um bom controle de luz

O local adequado para a horta deverá contar com no mínimo quatro horas de sol por dia, para verduras e temperos. A lavanda porém, é mais resistente ao vento, procure por um lugar protegido para não comprometer o desenvolvimento desta e de outras espécies.

Invista na poda drástica

Esta é uma regra interessante e simples de ser aplicada, quanto mais são consumidas, maior será o estímulo para a produção de novas folhas. Caso falte fôlego para as utilizar, elas irão murchar e secar, a melhor alternativa é procurar optar por uma poda vigorosa, que pode ser feita no hortelã, corte as folhas e aguarde, logo elas deverão estar despontando mais uma vez.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: