Topo

Pen drive: Ainda vale a pena comprar?

Comente

Os pen drives se tornaram acessórios muito importantes como uma mídia que permitia com que as pessoas carregassem os mais variados tipos de arquivos. Os primeiros dispositivos que surgiram com esta finalidade, os disquetes, eram muito úteis quando os arquivos tinham um tamanho muito pequeno. As pessoas conseguiam facilmente ter acesso a tudo o que estava gravado nos mesmos e ainda incluir e colocar novos arquivos. 

Com o passar do tempo, os arquivos se tornaram muito mais pesados, e com isso os disquetes deixaram de ser a mídia mais utilizada. Os CDs começaram a se tornar a mídia mais importante para instalar programas e também ter acesso aos mais variados tipos de arquivos. O problema é que eles não tinham a capacidade de subscrever, ou seja, de apagar os arquivos e colocar novos. 

Até surgiram CDs regraváveis, que tinham essa capacidade, mas eles exigiam drivers específicos nos computadores, que eram mais caros do que os CDs convencionais. Além disso, o processo era lento, por isso eles simplesmente acabaram não se tornando muito populares. Foi neste contexto que começaram a surgir os primeiros pen drivers, com pouco espaço de armazenamento, mas que foi aumentando com o avançar dos anos. 

Veja também:

Atualmente os dispositivos de armazenamento de arquivos estão muito diferentes do que eram há cerca de 15 anos atrás. Eles se tornaram menores e muito mais poderosos, com uma grande capacidade de armazenamento. Se antes eles tinham a possibilidade de guardar apenas alguns arquivos de texto ou de áudio, hoje em dia eles podem ter sistemas operacionais inteiros. 

Com este aumento de capacidade, também começaram a se tornar mais populares os HDs externos, que basicamente possuem o mesmo tipo de funcionamento de um Pen drive, mas com a construção de um HD que é utilizado dentro de qualquer computador. Por isso, estes acessórios acabam tendo uma maior capacidade não apenas de armazenamento, mas também de leitura. Ou seja, as pessoas podem acessar tudo o que está dentro de um HD externo como se estivesse acessando um HD interno. 

Pen drive: Ainda vale a pena comprar?

Ainda vale a pena comprar um pen drive?

Ainda existem algumas vantagens e características de um pen drive que tornar eles muito úteis no dia a dia das pessoas. Antes de mais nada, eles ainda são menores do que a grande maioria dos HDs externos. Além disso, sua conexão costuma ser feita de uma forma muito mais rápida, bastando conectá-lo em uma entrada USB. Muitos modelos não exigem qualquer tipo de driver instalado, o que acaba se tornando muito útil especialmente quando a pessoa está utilizando uma máquina que ainda não possui um sistema operacional rodando, por exemplo. 

Mas, além disso, o pen drive pode ser utilizado como um dispositivo de segurança para as pessoas que realmente precisam garantir o acesso a determinados tipos de arquivos. Hoje em dia a nuvem está muito presente no dia a dia de quem trabalha com computadores. Basta estar conectado na internet para ter acesso a uma grande quantidade de arquivos e pastas. 

Mas o que acontece quando as pessoas simplesmente não conseguem se conectar na internet? E isso pode acontecer pelos mais variados motivos. Por isso, ter os arquivos dentro de um pen drive quando a pessoa, por exemplo, pretende fazer uma apresentação importante de trabalho ou de estudos, acaba sendo muito mais seguro. 

Além disso, como os pen drives hoje em dia podem possui uma grande capacidade de armazenamento, este dispositivo costuma ser utilizado home em dia em procedimentos de instalação de sistemas operacionais ou reparos dos mesmos nas máquinas. O Windows, por exemplo, conta com algumas ferramentas que permitem com que qualquer pen drive se torne uma mídia de instalação do sistema operacional, bastando apenas ter a capacidade de armazenamento solicitada. 

Qual pen drive comprar?

Hoje em dia existem diversos modelos de pen drive que podem ser adquiridos, sendo que boa parte deles possuem a qualidade necessária para que possa ser utilizado no dia a dia, já que sua estrutura hoje se tornou muito simples de ser replicada na indústria. 

Os modelos de pen drive da dell, por exemplo, costumam ter toda a qualidade e a garantia dos produtos desta que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mas costumam ser um pouco mais caros. Já as pessoas que desejam economizar um pouco podem encontrar modelos de pen drive de 2tb na aliexpress vindos diretos da China. Mas, nestes casos, a garantia acaba sendo comprometida, por isso não é muito recomendado para arquivos que sejam muito importantes. 

Hoje em dia o pen drive pode até mesmo se tornar um brinde interessante para as empresas oferecerem aos seus funcionários ou clientes. Existem diversas companhias que oferecem cartões pen drive personalizados, que podem ser gravados com as imagens que a empresa desejarem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: