Topo

6 coisas incríveis do mundo científico real que parecem ficção

Comente

Muitas pessoas acreditam que o que pode ser considerado como magia não passa de uma tecnologia ou de uma ciência que as pessoas ainda não conseguem entender. Ao longo da nossa história acabamos tendo diversos exemplos de fatos que não eram compreendidos e que, depois, acabaram sendo explicadas e compreendidas de uma forma completamente diferente a partir dos conhecimentos adquiridos. 

Diante disso, o mundo realmente funciona de uma forma surpreendente quando deixamos de pensar apenas nas nossas vidas e passamos a olhar as coisas que acontecem ao nosso redor. E a ciência, a cada dia, descobre cada vez mais sobre como funcionam as engrenagens que estão por trás dos panos e que movimentam o mundo como o conhecemos. 

Conheça seis fatos científicos que realmente foram comprovados e que podem ser considerados como algo presente na ficção. 

Capacidade de processamento das informações

6 coisas incríveis do mundo científico real que parecem ficção

O cérebro humano evoluiu de tal forma ao longo dos séculos que permitiu que a humanidade alcançasse coisas que realmente incríveis. E uma das principais características da nossa massa cinzenta que ajudou a fazer com que as pessoas chegassem onde estão é a capacidade de armazenamento e de processamento das informações. O cérebro humano, de acordo com pesquisas mais recentes, possui a capacidade de coletar mais de 11 milhões de fragmentos de informações por segundo. 

Veja também:

Mas o grande problema fica por conta da capacidade que o cérebro humano acaba tendo de conseguir focar e processar estes fragmentos. A ideia que os pesquisadores possuem é que essa capacidade fica em torno de 40 deles por vez. Por isso existem diversos trabalhos de ficção que exploram justamente a capacidade de aumentar o processamento destes dados. 

Caminhos por dentro do Planeta

Pode parecer bizarro, mas ao longo da história diversos pesquisadores e cientistas se debruçaram sobre planos e projetos que tinham como principal objetivo criar formas dos humanos conseguir se movimentar pelo centro do Planeta. Depois que a ciência descobriu do que é formada a Terra por dentro, essa ideia acabou se tornando algo impossível de ser concretizado. Mas, para e ter uma ideia, um passeio do Brasil até o Japão, que fica do lado posto do planeta, levaria algo em torno de 42 minutos. 

Nuvens pesadas

Existe uma ideia de que as nuvens que flutuam com uma certa graça por cima das nossas cabeças são extremamente leves. Afinal de contas, elas realmente acabam dando essa impressão. Mas as nuvens são realmente muito pesadas. De acordo com pesquisas mais recentes sobre as nuvens cúmulos, que são aquelas que possuem o contorno mais nítido, e que tenham o tamanho médio, pode ter um peso equivalente a 80 elefantes, o que daria algo em torno de 320 mil toneladas. Mas a formação dessas nuvens acaba fazendo com que elas flutuem até que acabam causando as famosas chuvas. 

Saliva com propriedades medicinais

Uma das coisas que foi aprendida pela ciência e pela medicina ao longo dos anos e que acabou se tornando a base para o desenvolvimento de uma série de caminhos para ampliar a qualidade de vida e o tempo de existência das pessoas na Terra é o fato de que cada parte do nosso corpo tem uma função específica. Até mesmo as coisas mais simples que podem ser encontradas no nosso corpo possuem uma função muito específica. 

Por exemplo, a saliva que pode ser encontrada na nossa boca e que acaba se tornando importante para o sistema digestivo como um todo, também possui algumas outras propriedades, sendo analgésica e também antidepressiva. Isso acontece em virtude da presença da opiorfina, uma molécula relativamente simples e que causa menos efeitos secundários em comparação com outros analgésicos. Isso explica o extinto que temos de colocar o dedo na boca quando acabamos nos machucando com um corte pequeno ou furo. 

Trocando de pele

Os seres humanos costumam se espantar muito com algumas coisas que acontecem com os outros animais que vivem no nosso planeta. Por exemplo, a troca de peles de determinados bichos, como a cobra, costumam realmente chocar. Mas muitas pessoas não se dão conta de que também trocamos de pele ao longo da nossa existência. Constantemente, nosso organismo substitui as células mortas por novas, e a nossa pele se renova. Sendo assim, uma pessoa troca de pele completamente cerca de 900 vezes durante uma expectativa de vida média.

Força de super-herói

Existem pequenos seres no nosso planeta que podem ser considerados como super-heróis quando o assunto é força. De acordo com pesquisas mais recentes, as criaturas mais fortes da Terra são as bactérias da gonorreia – a infecção sexualmente transmissível. Esses organismos conseguem levantar 100 mil vezes o peso das suas massas corporais. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: