Topo

5 curiosidades sobre o metrô secreto na Rússia

Comente

O sistema de metrô da cidade de Moscou é considerado como um dos mais antigos do mundo. E também se tornou um dos mais misteriosos. Isso acontece porque, abaixo da linha principal, existe a chamada linha Metro-2, que é considerado como um dos trilhos subterrâneos mais secretos de todos os tempos. 

Uma das utilidades desta linha seria a de permitir a locomoção da elite local durante o período da União Soviética. Embora, oficialmente, essa linha não funcione, também existem diversas histórias que dão conta que a linha realmente segue em pleno funcionamento. 

Confira algumas curiosidades sobre o metrô secreto na Rússia:

Planos subterrâneos

A Rússia conta com diversas estruturas que foram construídas no subterrâneo ao longo da sua história. Geralmente elas são utilizadas para proteger os interesses do próprio governo. Mas a linha de metrô poderia ser um indício de que, em algum momento, Moscou teve um projeto mais ambicioso, talvez de uma cidade inteira debaixo da terra. 

Medo da própria população

Veja também:

Outra motivação para o surgimento destas estruturas subterrâneas é a paranoia que acabou se tornando uma marca dos governos russos, especialmente durante o governo stalinista. Nesta época, existia um medo até mesmo da própria população. Este teria sido o principal motivo para a construção do metrô subterrâneo. 

Rotas mais curtas

A linha que fica abaixo do metro principal de Moscou foi criada pensando basicamente em atender rotas mais curtas e rápidas. Isso seria até uma forma de manter a linha secreta. Segundo o pesquisador Yuri Zaitsev, quatro trajetórias do metrô secreto ainda funcionam nos dias atuais e conectam locais importantes da cidade.

Confirmado por políticos

Durante muito tempo a linha secreta era apenas uma especulação em Moscou. Mas isso mudou depois  da queda da União Soviética, quando diversos políticos acabaram confirmando a existência das linhas. De acordo com o ministro Alexander Muzykantskiy, o gigante canal de transporte foi “criado para assegurar a estabilidade operacional de lideranças militares e políticas durante um conflito armado.”

Cidade subterrânea

Algo que ainda não foi oficialmente confirmado, mas cujas histórias circulam com força, é uma possível existência de uma cidade subterrânea completa abaixo de Moscou. Ela inclusive teria um nome: Ramenki-43. O principal objetivo seria o de abrigar a elite da cidade no caso de uma guerra nuclear. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: