Topo

10 curiosidades sobre o mundo da maçonaria

Comente

Há muito tempo o mundo vem sendo obcecado por detalhes de tradições e segredos de seitas secretas, e com os maçônicos não é diferente. A grande verdade é que seus rituais secretos não são nada assustadores, ou até mesmo satânicos como se contam por aí, mas não significa que a organização não seja um tanto interessante.

A Maçonaria foi criada na Idade média, e está apontada atualmente como uma organização comunitária relacionada a diversos valores, entre eles fraternidade e caridade. Veja algumas curiosidades sobre a Maçonaria em seguida.

10 curiosidades sobre o mundo da maçonaria

As qualificações básicas

Existem alguns relatos não oficiais, porém apenas homens são bem-vindos na Maçonaria, qualquer um poderá participar desde que seja indicado por dois membros estabelecidos. Os interessados devem atestar que acreditam apenas em um poder supremo, um deus monoteísta, mas que não precisa ser necessariamente o cristão.

Nas reuniões é proibido falar de religião ou política

Veja também:

Nas lojas maçônicas é proibido discussões sobre religião, não significa que as discussões não ocorram, mas bem longe dos locais oficiais de reunião.

A igualdade prevalece

Na maçonaria existe a igualdade entre os membros, e apesar de contar com um número grande de presidentes e outros indivíduos importantes e influentes, todos os títulos deverão ser esquecidos ao se entrar em uma loja maçônica.

Os códigos secretos

Existem rumores de que os maçons possuem um aperto de mão secreto, mesmo assim cada loja possui seus próprios rituais, apertos de mão, senhas ou mesmo batidas secretas.

A morte e o renascimento

A maçonaria é associada a rituais satânicos e outras crenças pelo ritual de iniciação, que é geralmente como uma morte falsa, onde o indivíduo é vendado e utiliza uma corda no pescoço, o que representa o laço criado com a organização, depois desta morte simbólica, ele é ressuscitado como um maçon.

Os segredos supremos

Ao avançar os níveis, que totalizam 33, o praticante se torna mestre maçom, e é convidado a se juntar a uma ordem suprema, onde descobre-se o segredo supremo dos maçons, o nome do verdadeiro Deus, que vazou há muito tempo e seria Jahbulon.

As regras básicas

São diversas regras dos livros de código maçon, mas elas possuem uma base simples, são baseadas no código Justiniano, e os maçons tentam seguir a essência de viver honestamente e não machucar ninguém.

As violações à lei maçônica

Os membros poderão ser repreendidos por caluniar outros membros, e excessos são totalmente proibidos, compartilhar os segredos da organização é algo extremamente proibido.

Os maçons podem ser acusados de violar regras por pessoas de fora

Qualquer pessoa poderá os acusar de quebrar a lei, e esta deverá ser investigada, uma regra que facilita a identificação dos membros.

Os julgamentos

Ao ser acusado, o membro deverá enfrentar um julgamento de todos os seus pares, todo o membro presente em uma loja deverá votar e criar então um grande júri.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: