Topo

Você sabe o que é a trombose? Veja os mitos e verdades relacionados à doença

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias estão aqui, no ClickGrátis! Você sabe o que é a trombose? Veja os mitos e verdades relacionados à doença
Publicidade
4.50 / 5 - 2
Comente

Caso você não saiba, a trombose é causada pela formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias da região inferior do corpo, normalmente na parte das pernas.

Mas, porque isso acontece? Há quem diga que o anticoncepcional pode ser a causa, enquanto outros dizem que ficar sentado por longos períodos é o principal agente motivador do problema. A seguir, contudo, você poderá tirar algumas das dúvidas existentes quando o assunto é trombose. Veja!

Veja os mitos e verdades sobre a trombose

tudo-sobre-trombose

As varizes podem levar ao surgimento da trombose

Publicidade

Verdade – É possível que as varizes em excesso resultem em uma trombose. Isso, contudo não é uma regra. Uma vez que varizes são veias dilatadas, por onde o sangue circula lentamente, a tendência é que a coagulação do sangue seja favorecida.

A trombose, propriamente dita, contudo, ocorre quando um coágulo impede o fluxo sanguíneo, ou seja, nem todo paciente que possui varizes terá necessariamente a trombose. Os riscos, porém, são maiores.

Somente idosos tem trombose

Mito – A trombose venosa, é a do tipo que ocorre principalmente nos membros inferiores, e portanto, pode aparecer em pessoas mais jovens também, incluindo aquelas com idade entre 20 e 40 anos. Os maiores fatores de risco para a trombose na fase da juventude são a gravidez, o anticoncepcional, a ausência de atividades físicas, e o excesso de tempo sentado.

A pílula e o cigarro são responsáveis pela trombose

Publicidade

Verdade – A pílula e o cigarro podem influenciar bastante no surgimento de uma eventual trombose. No caso dos anticoncepcionais, além deles possuírem hormônios como progesterona e estrogênio, eles podem acelerar o processo de formação de coágulo ao fazer com que as paredes dos vasos fiquem mais dilatadas. O cigarro, por sua vez, é rico em substancias pró-coagulantes.

Leia também:

Viagem de avião aumenta os riscos de trombose

Verdade – Apesar de tudo, porém, essa informação só em válida em caso de voos longos e frequentes, pois nesses casos o passageiro fica sentado por muito tempo.

Tendo em vista que a perna que precisa de movimentação para levar o sangue ao coração, o fato de a pessoa ficar muito tempo na mesma posição sentada tende a dificultar o processo. Vale ressaltar que esse problema não é restrito somente ao caso de viagens, pessoas que ficam muito tempo sentadas em função do trabalho, também podem ter a circulação prejudicada e consequentemente maiores chances de sofrer com trombose.

A trombose não possui sintomas

Parcialmente verdade – Se o problema for pequeno, passará facilmente despercebido à maioria, no entanto, se a situação se agravar, será inevitável o sofrimento com os sintomas da doença.

Os principais sintomas da trombose são sensação de peso nas pernas, inchaço e dores. Além disso, algumas pessoas podem notar uma mudança de coloração na aera afetada, que por sua vez pode ficar vermelha ou roxa, dependendo do caso.

Não há tratamento para trombose

Mito – O tratamento para a trombose irá depender da localização da veia afetada, da exatidão do trombo e o tempo em que a veia está obstruída. Em pacientes nos quais o problema é diagnosticado de maneira precoce, é possível fazer o tratamento com anticoagulante.

Vale ressalatr, contudo, que nem todas as pessoas podem tomar esse tipo de medicamento, restando nesses casos apenas um tratamento alternativo. Em casos mais graves a única solução é a cirurgia, na qual o objetivo é a desobstrução dos vasos danificados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: