Topo

Você conhece as complicações causadas pelo HIV? Nós explicamos algumas delas - veja

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Você conhece as complicações causadas pelo HIV? Nós explicamos algumas delas - veja
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Um paciente diagnosticado com o vírus HIV geralmente fica extremamente apreensivo e com medo do que pode vir a acontecer. O que pouca gente sabe, no entanto, é que nem todas as pessoas soropositivas terão necessariamente Aids em um futuro próximo.

Segundo especialistas, o vírus da Imunodeficiência Humana pode passar diversos anos no organismo do portador, sem manifestar nenhum tipo de sintoma e sem prejudicar o sistema imunológico do mesmo.

Apesar disso, porém, aconselha-se que todos os portadores do referido vírus tenham cuidado redobrado com a saúde, já que os efeitos colaterais dos medicamentos e a deficiência imunológica em si podem abrir janelas para o aparecimento de outras doenças, tais como câncer e pneumonia.

Publicidade

A seguir você poderá conferir de maneira mais completa as principais complicações causadas pelo HIV. Veja!

Você conhece as complicações causadas pelo HIV? Nós explicamos algumas delas – veja

complicacoes-hiv

Doenças cardíacas

De acordo com especialistas, alguns medicamentos usados pelos pacientes infectados com o vírus fazem a produção de lipídios no organismo aumentar, o que acaba elevando os riscos do surgimento de doenças cardíacas.

Publicidade

Como o vírus do HIV destrói as células de defesa do corpo, todo o sistema acaba sendo afetado, criando uma inflamação crônic e fazendo com que a gordura seja depositada nos vasos sanguíneos, contribuindo assim com uma eventual AVC.

Doenças hepáticas

Todo medicamento que consumimos oferece risco de efeitos colateraiss e com os pacientes infectados com o HIV isso não é diferente. E pra piorar, os soropositivos precisam ingerir coquetéis com pelo menos três tipos de remédios.

Vale ressaltar que pelo menos um dos remédios presentes nos referidos coquetéis pode ser metabolizado no fígado, o que levaria a uma sobrecarga no órgão e consequente perda de parte de suas funções.

A melhor maneira de lidar com esse tipo de situação é fazendo o tratamento mais adequado possível e considerando sempre o acompanhamento médico, que é quem determinará se a troca do coquetel será necessária.

Leia também:

Doenças renais

Pacientes com o vírus da Aids têm também mais chances de sofrer com problemas renais, já que o próprio vírus HIV pode causar um processo inflamatório.

Além disso, os medicamentos usados no tratamento de um soropositivo também pode levar ao surgimento de cálculos renais de maneira mais comum, podendo até prejudicar o bom funcionamento dos rins. Tais problemas, contudo, podem ser evitados se o paciente tiver um monitoramento médico constante.

Danos nos nervos

O processo inflamatório que o vírus HIV traz, também pode fazer com que os nervos sejam afetados, principalmente os periféricos, que são ligados à sensibilidade dos pacientes. Os primeiros sintomas da inflamação dos nervos periféricos são dor e formigamento, por essa razão os pacientes devem procurar ajuda médica assim que sentir um dos sintomas.

Doenças oculares

Uma vez diagnosticado como soropositivo, a tendência é que o paciente observe prejuízos em seu sistema imunológico, o que naturalmente o deixa exposto a uma série de problemas de saúde.

Dentre os problemas que podem acomter o paciente, portanto, está também a retinite, que é a inflamação da retina. É muito importante que o paciente diga ao médico o quanto antes todos os sintomas para que problema do gênero seja tratado precocemente.

Pneumonia

Falta de ar, febre e tose são os principais sintomas da pneumonia, e esta é mais uma das doenças a que pessoas com Aids estão facilmente sujeitas.

Causada por um fungo, a doença na maioria das vezes não consegue se desenvolver em pessoas com sistema imunológico forte, mas no caso do soropositivo, ela pode acabar atingindo seu pior estágio. Se não tratada ela pode até fazer com que as pessoas mais fragilizadas cheguem a óbito.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: