Topo

Saúde bucal em xeque: Alimentos que podem prejudicar os dentes e você nem imaginava

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Saúde bucal em xeque: Alimentos que podem prejudicar os dentes e você nem imaginava
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Ao longo dos anos, muito tem se falado a respeito da importância da saúde bucal e de como determinados alimentos podem ser prejudiciais à mesma.

Apesar disso, porém, existem muitos alimentos que geralmente não são mencionados nas listas dos nocivos e ainda assim são verdadeiros vilões quando o assunto é boca saudável. A seguir, por exemplo, apresentamos uma lista de itens que são prejudiciais e você provavelmente não sabia. Veja!

Saúde bucal em xeque: Alimentos que podem prejudicar os dentes e você nem imaginava

Frutas cítricas

Quando consumidas de forma exagerada, as frutas cítricas podem fazer mal a saúde bucal. Isso porque a acidez das mesmas pode acabar gerando uma erosão ácida nos dentes, ocasionando consequentemente alguns descastes irreversíveis e a aparição de cáries.

Publicidade

Vale ressaltar, contudo, que de acordo com especialistas o uso moderado das frutas cítricas pode trazer mais benefícios que malefícios à saúde bucal, já que elas também promovem uma produção maior de saliva, auxiliando assim na autolimpeza dos dentes. No fim das contas, a palavra de ordem então é moderação.

Alimentos em conserva

Os alimentos em conserva também podem ser prejudiciais à saúde bucal. Isso porque geralmente o vinagre usado para conserva os atribui acidez. Em todo caso, vale dizer que eles só prejudicam de fato a saúde bucal se consumidos em excesso.

Frutas secas

As frutas secas podem ser prejudiciais à saúde bucal por não conterem água. Isso faz com que elas grudem facilmente nos dentes, facilitando assim a proliferação das bactérias da cárie. Para evitar problemas, a dica é sempre escovar os dentes após o consumo desse tipo de alimento.

Publicidade

Leia também:

Café adoçado

Os pigmentos do café podem causar escurecimento dos dentes, e embora isso não chege a ser um problema irreversível (com a escovação adequada os riscos são minimizados), o açúcar contido no café também pode acabar trazendo prejuízos à saúde bucal.

Molho de tomate

O consumo exagerado de molho de tomate também pode ser prejudicial a saúde dos dentes, uma vez que esse tipo de alimento possui corantes escuros e ácidos. Os maiores riscos dizem respeito a uma erosão e eventual escurecimento dental. Dito isso, sempre que possível, use molho de tomate fresco e caseiro.

Vinho

Se consumido de forma moderada, o vinho não faz mal à saúde bucal. Apesar disso, o corante do vinho tende a grudar nas placas bacterianas quando os dentes não estiverem devidamente higienizados e livres de impurezas.

Diante disso, quando for consumir mais de uma taça de vinho, procure usar um copo d’água como acompanhante, preferencialmente com gás, pois esse tipo auxilia de maneira mais eficaz na missão de proteger os dentes dos corantes.

Chá

Da mesma forma que o vinho e o café, o chá pode conter corantes capazes de manchar o esmalte dos dentes, devendo, portanto, ser consumido de forma moderada e sem açúcar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: