Topo

Variantes do coronavírus: Como manter os cuidados no final de ano

Comente

Mesmo com o avanço da vacinação no Brasil e em boa parte do mundo, a pandemia da Covid-19 segue no país. Nas últimas semanas a comunidade internacional ficou em alerta com a descoberta de uma nova e poderosa variante do coronavírus que causa a doença, chamada de Ôminicron. 

Mas parece que nem a chegada desta variante vai desfazer os planos que grande parte dos brasileiros possuem para o final do ano que é justamente fazer aquilo que não pode ser feito no ano anterior, que é comemorar o final do ano de uma forma mais tradicional. Algumas famílias querem reunir todo mundo nas famosas festas em casa, enquanto que outras pretendem viajar neste período, sendo o litoral o destino mais procurado. 

Os especialistas alertam que, mesmo com a vacinação, essas variantes mais poderosas podem acabar se proliferando em um ritmo acelerado. Para os vacinados, a tendencia é que os sintomas da doença sejam amis brandos, mas o grande problema é que o Brasil ainda conta com uma grande quantidade de pessoas que completaram o chamado esquema vacinal. 

Variantes do coronavírus: Como manter os cuidados no final de ano

Confira algumas dicas para manter todos os cuidados com a pandemia de Covid-19 neste período de final de ano:

Festas de final de ano

Veja também:

O recomendado ainda é preferir aquelas reuniões que sejam mais íntimas, com familiares e amigos mais próximos. Além disso, é muito interessante que as pessoas façam estes pequenos encontros em ambientes que sejam abertos, e não confinados em uma peça dentro de casa. 

Cuidado também com os encontros e também com as festas de final de ano de trabalho e outros tipos de organização. Estes são ambientes nos quais as pessoas realmente não acabam tendo o devido controle em relação a situação de cada participante. Pode ser que realmente existam pessoas naquele local que não tenha se vacinado, e, portanto, pode tanto acabar recebendo o vírus como transmitindo o mesmo. 

Em relação aos alimentos e bebidas que são consumidos, ao final deste ano de 2021 muito já se sabe em relação ao comportamento do vírus, muito mais do que no final do ano de 2020. Hoje os pesquisadores entendem, por exemplo, que a transmissão por contato é muito menos provável do que se pensava. 

Mesmo assim, ainda é importante tomar alguns cuidados em relação a alimentação e também a bebida. Pode ser interessante ainda evitar utilizar o sistema de buffet no qual muitas pessoas acabam passando perto da comida e das bebidas, que ficam abertas. Sendo assim, o mais interessante é ainda lidar com as porções individualizadas. 

Mantenha também o hábito de utilizar a máscara enquanto estiver circulando entre os ambiente se quando estiver muito perto de outras pessoas. Deixe para tirar as mesmas apenas no momento no qual a pessoa vai comer ou beber alguma coisa. Além disso, também é importante levar pelo menos uma máscara reserva. 

Viagens

As viagens também devem ser feitas com todo o cuidado. Caso seja preciso utilizar um transporte de massa, como ônibus ou aviões, é fundamental seguir todos os protocolos e as orientações que são dadas pelas empresas, tanto dentro do aeroporto como também dentro do veículo ou do avião. 

Ao chegar em um determinado local em relação a hospedagem, prefira aqueles espaços que ainda se comprometem com o controle da quantidade de pessoas que ficam em um determinado espaço ou ainda com os protocolos de higiene que foram adotados no período mais intenso da pandemia. 

As grandes comemorações que são feitas no final do ano também ainda não são recomendadas, mesmo que estejam sendo liberadas praticamente todas as festas como eram no período anterior a pandemia. Grandes cidades ainda estão tomando decisões importantes em relação as festas de final de ano, como é o caso do Rio de Janeiro, que decidiu cancelar a comemoração. 

Caso as pessoas optem ou tenham a oportunidade de ficar dentro da casa de uma pessoa parente ou amiga, pode ser interessante sondar se todas as pessoas que vivem ali decidiram se vacinar e já estão com seu esquema completo. Essa é uma medida que não visa proteger apenas a pessoa que está tomando a decisão, mas também aquelas que vão receber os convidados. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: