Topo

Tire suas dúvidas sobre mitos comuns relacionados à gravidez

Comente

A gravidez é sabidamente uma dádiva que muda a vida da mulher, no sentido mais literal da palavra. Isso porque além das mudanças físicas que ocorrem no corpo, a mulher também precisa avaliar a necessidade de mudanças de hábitos, com o objetivo de garantir a segurança e saúde do bebê.

O fato, porém, é que nem tudo o que é dito por aí sobre o que a mulher deve evitar no período da gestação é de fato verdade. E para ilustrar isso, esclarecemos a seguir com base em opinião de especialista, alguns dos mitos mais comuns sobre o assunto. Veja!

Os mitos mais comuns sobre a gestação

Sexo pode?

Sexo na gestação

De acordo com especialistas, o sexo é permitido durante todos os meses da gestação, pois a saúde do bebê não é prejudicada no ato sexual. A prática então só deve ser evitada em caso de contrações ou sangramentos.

Gestante pode tomar banho de sol?

Gestação e o banho de sol

Ao tomar sol a vitamina D é absorvida pelas células, sendo esse processo essencial à mãe e ao bebê, por essa razão a gestante pode e deve tomar sol regularmente.

Vale dizer, porém, que como a pele da gestante tem mais riscos de ficar manchada por causa das mudanças hormonais é aconselhável evitar a exposição solar das 10 até às 16 horas. Além disso é importante usar sempre um bom protetor solar com fator de proteção maior do que 30.

Leia também:

Gestante pode dirigir sozinha?

Gestação e a direção

A rotina da gestante não precisa mudar drasticamente, mas após a trigésima segunda semana, é melhor não correr riscos, pois a partir desse período o bebê passa a se mexer com maior frequência, o que pode causar distração na mãe.

Além disso, os reflexos da gestante passam a ficar mais lentos após esse período. Em todo caso, a restrição quanto a dirigir sozinha será determinada de acordo com a saúde emocional e física da mulher.

Gestante não pode fazer atividade física?

Gestação com atividade física

Esse é um dos mitos mais comuns na gravidez. As gestantes podem e devem sim fazer atividades físicas, uma vez que o sedentarismo pode causar riscos tanto para mãe quanto para o bebê.

As atividades devem ser moderadas, mas podem ser praticadas todos os dias da semana em todas as fases da gestação. Um especialista poderá indicar a modalidade ideal para cada fase.

Gestante pode fazer depilação com cera?

Gestação e a depilação

A depilação com cera quente ou com lamina pode ser realizada pela gestante sem nenhuma restrição, mas a depilação definitiva ou a laser deve ser evitada em todas as partes do corpo, uma vez que não se sabe qual efeito ela pode ter sobre o bebê.

Gestantes podem pintar o cabelo?

Gestação e a pintura de cabelo

Durante as primeiras 16 semanas de gravidez, especialistas aconselham que a mulher evite tinturass para cabelo. Isso porque o couro cabeludo é bem vascularizado, o que facilita a entrada da tintura na corrente sanguínea.

Isso em tese permite que substâncias como amônia, benzeno e iodo, que podem ter efeito tóxico para o bebê, acabem agindo no corpo, aumentando assim as chances de má-formação da criança.

Gestante pode pintar as unhas?

Gestação e as unhas

Bem diferente do que ocorre com a pintura de cabelo, a química da acetona e do esmalte não causa danos ao bebê, já que são fracas. Devido a isso, não há restrição para pintura das unhas na gravidez.

Até que ponte é seguro a ingestão de bebida alcoólica na gravidez?

Gravida pode beber?

Segundo especialistas não é aconselhável ingestão de bebida alcoólica em nenhuma fase da gestação. Então é importante que a mulher não beba nada alcoólico nem mesmo socialmente, uma vez que uma pequena dose de álcool pode causar Síndrome Alcoólica Fetal.

O problema é caracterizado pela má-formação do feto, causada em função da ingestão de álcool feita pela mãe.

Produtos de limpeza devem ser evitados?

Gestação e os produtos químicos

Sim, é importante tomar cuidado com alguns produtos de limpeza durante a gestação, principalmente os que possuem amônia em seus derivados, pois estes trazem malefícios ao feto. Mesmo em pequenas quantidades esses produtos podem causar náuseas na mãe e influenciar diretamente na má formação no feto.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: